sábado, 18 de agosto de 2012

Estudo Bíblico: A Ação do Espírito Santo.


                                               
                     ESTUDO BÍBLICO:
                      A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO:
                  O Antes e o depois do Pentecostes:
                                                          Lc. 1.15.

(I)               Em Lc. cap.1.v.15, diz:“Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe”.

RESUMO DO VERSÍCULO:
Esta foi à primeira vez que Lucas menciona o Espírito Santo em seu evangelho. Também foi o que mais falou da terceira pessoa da trindade mais que qualquer outro evangelista. Lucas também escreveu o Livro de Atos, sabemos que ele estava completamente informado sobre a obra do Espírito Santo. Lucas reconheceu e enfatizou a obra dELE na propagação do cristianismo e consolidação da Igreja Primitiva. A presença do Espírito foi o dom dado por Deus a toda à igreja no Pentecostes. Antes disto, foi concedido aos fiéis, para a realização de tarefas especiais. Precisamos da ajuda do Espírito Santo para fazermos a obra de Deus eficazmente.
 REALIZANDO TAREFAS ESPECIAIS PELO ESP. SANTO:
                                          Jz. 3.10.
 (II)           Em Jz. cap.3.v.10, diz: “E veio sobre ele o Espírito do Senhor, e julgou a Israel e saiu à peleja; e o Senhor deu na sua mão a Cusã-risataim, rei da Síria; e a sua mão prevaleceu contra Cusã-risataim”.
RESUMO DO VERSÍCULO:
A frase “veio sobre ele o Espírito do Senhor” também falava dos juízes Gideão, Jefté e Sansão, entre outros. Isto demonstrava um temporário e espontâneo aumento da força física, espiritual ou mental. Era um fato extraordinário e sobrenatural com a finalidade de preparar alguém para uma tarefa especial. O Espírito Santo está disponível para todos os cristãos hoje, mas se manifesta sobre os homens de forma extraordinária para tarefas especiais. Devemos pedir as sua ajuda para enfrentarmos nossos problemas diários, bem como os grandes desafios da vida.  
 A OPERAÇÃO DO ESP. SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO:
                                         1co. 12.18.
 (III)        Em 1co. cap.12.v.18, diz:“Então, entrou o Espírito em Amasai, chefe de trinta, e disse: Nós somos teus, ó Davi! E contigo estamos, ó filho de Jessé! Paz , paz seja contigo! E paz com quem te ajuda! Pois que teu Deus te ajuda e Davi os recebeu e os fez capitães das tropas”.
 RESUMO DO VERSÍCULO:
 A operação do Espírito Santo nos tempos do A.T? Quando havia um trabalho importante a ser feito, Deus escolhia uma pessoa para executá-lo, e o Espírito Santo concedia a esta poder e habilidade. O Espírito conferiu habilidade artística a Bezalel (Êx. 31.1-5); habilidade militar a Jefté (Jz. 11.29); poder para governar a Davi (1Sm. 16.13), e uma palavra de autoridade profética a Zacarias (2Cr. 24.20). Aqui o Espírito Santo veio sobre os guerreiros de Davi. Com vistas a realizar propósitos específicos, o Espírito Santo operou em muitos indivíduos. Começando no Pentecostes, porém, o Espírito desceu sobre todos os crentes, não apenas para conferir-lhes poder para fazer a vontade de Deus, como também para habitar nele diariamente (At.2.14-21).                                                                       lpsa
 O ORGULHO AFASTA O ESPÍRITO SANTO:
                           1Sm. 10.6.
(IV)        Em 1Sm. cap.10.v.6, diz:“E o Espírito do Senhor se apoderará de ti, e profetizarás com eles e te mudarás em outro homem”.
 RESUMO DO VERSÍCULO:
Como entender que Saul era cheio do Espírito Santo e ainda assim cometeu atos tão malignos? Ao longo do A.T, o Espírito de Deus vinha sobre uma pessoa temporariamente para que o Senhor pudesse usá-la em seus grandes atos. Isto acontecia freqüentemente aos juízes de Israel quando eram chamados para libertar a nação (Jz. 3.8-10). Esta não era uma influência permanente, constante, mas algumas vezes uma manifestação temporária. Porém, às vezes, no A.T, o Espírito Santo até mesmo vinha sobre pessoas incrédulas para habilitá-las a realizar tarefas incomuns (Nm. 24; 2Cr. 36.22,23). Ele dava à pessoa o poder de fazer o que Deus pedia, mas nem sempre produzia algo do fruto do Espírito, tal como o autocontrole. Saul, em seus primeiros anos como rei, era uma pessoa diferente (10.1-10), como resultado do trabalho do Espírito Santo nele. Mas o seu orgulho crescia na mesma proporção de seu poder. Após algum tempo, ele se recusou a buscar a Deus; então o Espírito Santo o deixou (16.14). 
 O PROFETA JOEL É O ESPÍRITO SANTO:
                           Jl. 2.28-32.
 (V)            Em Jl. cap.2.vs.28-32, diz:“E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões”.                                                                                                                                          lpsa
(VI)        “E também sobre os servos e sobre as servas, naquele dias, derramarei o meu Espírito”.
(VII)     “E mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue, e fogo, e colunas de fumaça”.
(VIII) “O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, ante que venha o grande e terrível dia do Senhor”.
Haverá livramento, assim como o Senhor tem dito, e nos restantes que o Senhor chamar”.
 RESUMO DOS VERSÍCULOS:
O derramamento do Espírito Santo, profetizado por Joel ocorreu por ocasião do pentecostes. Enquanto no passado o Espírito de Deus parecia estar disponível a reis, sacerdotes e profetas, Joel predisse um tempo em que este poder estaria disponível a todos os crentes. Ezequiel também falou sobre o derramamento do Espírito (Ez. 39.28,29). Atualmente, o Espírito Santo é derramado, de forma efusiva, sobre qualquer pessoa que venha a Deus em busca de sua salvação (2.32).
O ESPÍRITO SANTO AJUDÁ-NOS A FALAR DE CRISTO:
                                Mt. 10.19-20; Lc. 12.11-12.
 (X)            Em Mt. cap.10.vs.19-20, diz:“Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como haveis de falar, porque, naquela mesma hora, vos será ministrado o que haveis de dizer”.
(XI)        “Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós”.(ler Lc. 12.11-12).
RESUMO DOS VERSÍCULOS:
Aqui no evangelho de Matheus, Jesus diz aos discípulos que, ao serem presos por pregar as boas novas, não deveriam se preocupar com o que diriam em defesa própria, pois o Espírito Santo falaria por intermédio deles. Essa promessa se cumpriu, como foi descrito em Atos 4.8-14, e em outras passagens. Neste texto em Matheus, Jesus está dizendo para nos preocuparmos com o que vamos responder, e não para deixarmos de crescer em graça e no conhecimento.
RESUMO DOS VERSÍCULOS:
Os discípulos sabiam que nunca poderiam ter vantagem em uma disputa religiosa com os doutores da lei. No entanto, não estariam despreparados. Jesus prometeu que o Espírito Santo lhes daria as palavras apropriadas, de acordo com a necessidade do momento. Precisamos orar por oportunidades de testemunhar a respeito de Cristo e confiar que ELE nos ajudará, dando-nos as palavras adequadas. Essa promessa de ajuda do Espírito Santo, porém, não compensa a falta de preparo. Lembre-se de que os discípulos tiveram três anos de ensino e aplicação prática. Precisamos estudar a palavra de Deus. Então, Deus trará as suas verdades à nossa mente quando mais precisamos delas, ajudando-nos a apresentá-las aos outros da maneira mais eficaz.
NADA PODE NOS TIRAR O ESPÍRITO SANTO:
                                                   Mt. 10.29-31.
(XII)     Em Mt. cap.10.vs.29-31, diz:“Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai”.
(XIII) “E até mesmo o cabelo da vossa cabeça estão todos contados”.
(XIV)  “Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos”.
RESUMO DOS VERSÍCULOS:
Jesus disse que Deus sabe tudo o que acontece, até mesmo aos pardais, e que para o Pai você é muito mais valioso do que os pássaros; tão valioso que ELE enviou seu único filho para morrer e salvar você. Por Deus atribuir tanto valor à sua pessoa, você não deve temer qualquer ameaça ou provação difícil. Estas não podem abalar o amor que Deus sente por você nem tirar o Espírito Santo que habita em seu ser. Isto não significa que Deus removerá todos os seus problemas (10.16). Mas, aqueles que apesar dos problemas, se mantiverem sua lealdade a Cristo, provarão seu verdadeiro valor e receberão grandes recompensas (5.11-12).
A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO:
                            Mt. 12.31-32.
 (XV)     Em Mt. cap.12.vs.31-32, diz:“Portanto, eu vos digo: todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens, mas blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens”.
(XVI)  “E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á perdoado, mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro”.
RESUMO DOS VERSÍCULOS:
Os fariseus blasfemaram contra o Espírito Santo quando atribuíram a satanás o poder pelo qual Cristo realizava os milagres (12.24). Assim, o pecado imperdoável é a deliberada recusa de reconhecer o poder de Deus em Cristo, porque indica uma insensibilidade consciente e irreversível. Ás vezes, os crentes se preocupam, pensando que podem ter cometido acidentalmente esse pecado imperdoável. Mas somente aqueles que deram as costas a Deus rejeitando toda a fé devem ter motivos para se preocupar. Jesus disse que estes não poderão ser perdoados, não porque seu pecado seja pior do que qualquer outro, mas porque jamais pedirão perdão. Aquele que rejeita a assistência do Espírito Santo afasta-se da única força que poderia levá-lo ao arrependimento e à sua restauração com Deus.
O ESPÍRITO SANTO MUDANDO OS CORAÇÕES:
                         Mt. 12.34-36; Jo. 3.8.
(XVII)         Em Mt. cap.12.vs. 34-36, diz: “Raça de víboras, como podeis vós dizer coisas boas, sendo maus? Pois do que há abundância no coração, disso fala a boca”.
(XVIII)      “O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem do mau tesouro tira coisas más”.
(XIX)  “Mas eu vos digo que toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo”.
RESUMO DOS VERSÍCULOS:
Jesus nos lembra que aquilo que dizemos revela o que existe em nosso coração. Que tipo de palavras você profere? Elas são a indicação do que está em seu coração. Entretanto, você não pode resolver esse problema apenas eliminando as palavras torpes. É necessário permitir que o Espírito Santo encha sua mente com novas motivações e atitudes, então, seu coração ficará purificado.Jesus explicou que não podemos controlar a obra do Espírito Santo. Ele opera de uma maneira que não podemos predizer ou entender. Assim como você não controlou o seu nascimento físico, também não pode controlar o seu nascimento espiritual. Este é um presente de Deus, concedido pelo Espírito Santo (Rm. 8.16; 1co. 2.10,12; 1Ts. 1.5.6).
O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO:
                    Mt. 3.11.
(XX)     Em Mt. cap.3.v.11, diz:“E eu, em verdade vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”.
Resumo do Versículo:
João batizava com água. Este batismo é um sinal de purificação, indica que alguém se arrependeu de seus pecados, pediu perdão a Deus e decidiu viver como ELE quer. O batismo é um sinal exterior de compromisso. Para ser eficaz, deve ser acompanhado por mudança de atitudes e pensamentos; isso conduz a uma nova vida, obra do Espírito Santo. João disse que Jesus batizaria com o Espírito Santo e com fogo. Isto apontava para frente, para o pentecostes (AT.2), o Espírito Santo seria enviado por Jesus e capacitaria os seus seguidores a pregar as boas novas. Um dia todos serão batizados; agora, pelo Espírito Santo ou, mais tarde, pelo fogo do juízo de Deus.
 O ESPÍRITO NA TRINDADE:
               Mc. 1.10-11.
(I)               Em Mc. cap.1.vs.10-11, diz:“E, logo que saiu da água viu os céus abertos e o Espírito, que, como pomba, descia sobre ele”.
(II)           “E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu filho amado, em quem me comprazo”.
 RESUMO DOS VERSÍCULOS:
O Espírito Santo desceu como uma pomba sobre Jesus, e a voz de Deus ecoou no céu, proclamando que Jesus era seu amado e divino Filho. O fato de Jesus ser o filho de Deus ajuda-nos a esclarecer tudo que lemos a seu respeito nos evangelho. Aqui vemos a Trindade, as três pessoas distintas de Deus: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
O ESPÍRITO SANTO PODE PROVAR-NOS:
                              Lc. 4.1.
(III)        Em Lc. cap.4.v.1, diz:“E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto”.
RESUMO DO VERSÍCULO:                                             lpsa
Satanás tentou Adão e Eva no jardim do Éden e tentou Jesus no deserto. O diabo é ser real, um anjo caído e rebelde, não um símbolo ou uma idéia. Ele luta constantemente contra Deus e contra aqueles que seguem e obedecem ao Senhor. Jesus foi o principal alvo das tentações do diabo. Este teve sucesso contra Adão e Eva, e esperava ser bem-sucedido em sua investida contra Jesus, mas seu plano foi frustrado. Lembre-se de que satanás escolhe momentos adequados para seus ataques. Precisamos estar alerta tanto nos períodos de vitória quanto no desânimo.
O ESPÍRITO SANTO NOS CONDUZ AO REINO DE DEUS:
                Lc. 4.43.
(IV)        Em Lc. cap.4.v.43, diz:“Ele, porém, lhe disse: Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do Reino de Deus, porque para isso fui enviado”.
RESUMO DO VERSÍCULO:
O Reino de Deus era uma Boa Nova para os judeus, porque eles aguardavam a vinda do Messias prometido desde o cativeiro babilônico; e é para nós, porque significa liberdade da escravidão do pecado e do egoísmo. O Reino de Deus está presente aqui e agora, porque o Espírito Santo vive no coração dos cristãos; também é futuro, porque Jesus retornará para governar um Reino perfeito, onde o pecado e o mal não existirão.
QUEM É O ESPÍRITO SANTO?
                Jo. 3.6.
(V)            Em Jo. cap.3.v.6, diz: “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é Espírito”.
Lpsa                                                                                                                                                                                      lpsa
RESUMO DO VERSÍCULO:
Quem é o Espírito Santo? Deus é um só, mas subsiste em três pessoas: o pai, o filho e o Espírito Santo. Deus se tornou homem em Jesus, para que pudesse morrer por nossos pecados. Quando Jesus ascendeu ao céu, sua presença física deixou a terra; mas prometeu enviar o Espírito Santo, a fim de que a sua presença espiritual permanecesse entre nós (Lc. 24.49). O Espírito Santo se tornou imediatamente disponível a todos os crentes no Pentecostes.
O ESPÍRITO SANTO NOS AJUDA A ADORAR:
                             Jo. 4.21-24.
(VI)        Em Jo.  cap.4.v.21-24, diz:“Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai”.(ler vs. 22 23,24).
RESUMO DOS VERSÍCULOS:
O lugar da adoração não é tão importante quanto a atitude dos adoradores. A expressão “Deus é Espírito” mostra que ELE não é um ser físico, limitado a tempo e espaço. ELE está presente em todos os lugares e pode ser adorado em qualquer local e a qualquer tempo. Quando a sua adoração é genuína e verdadeira? Você tem a ajuda do Espírito Santo? Como o Espírito nos ajuda a adorar? ELE ora por nós (Rm. 8.26), ensina-nos as palavras de Cristo (14.26) e garante-nos que somos amados (Rm. 5.5).
OS DOIS NOMES QUE JESUS USOU PARA O ESP. SANTO:
                                      Jo. 15.26.
Lpsa                                                                                                                                                             lpsa
(VII)     Em Jo. cap.15.v.26, diz:“Mas, quando vier o Consolador, que Eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele, Espírito da verdade, que procede do Pai, testificará de mim”.
RESUMO DO VERSÍCULO:
Jesus usou dois nomes para o Espírito Santo: “Consolador e Espírito da verdade”. A palavra “Consolador” transmite o sentido de ajuda, encorajamento e força, que estão contidos na obra do Espírito. A expressão “Espírito da verdade” indica o ensino, o esclarecimento e a lembrança da obra do Espírito Santo. Que ELE ministra à mente e ao coração dos cristãos.
PORQUE A VINDA DO ESP.SANTO FOI IMPORTANTE:
                                   Jo. 16.7.
(VIII) Em Jo. cap.16.v.7, diz:“Todavia, digo-vos a verdade: Que vos convém que Eu vá, porque, se Eu não for, o consolador não virá a vós; mas, se Eu for, enviar-vo-lo-ei”.
 RESUMO DO VERSÍCULO:
Jesus teve que fazer o sacrifício de morrer na cruz. Se ELE não morresse, não haveria Boas Novas; e não removeria nossos pecados, nem ressuscitaria e não derrotaria a morte. Se não voltasse para o Pai, o Espírito Santo não viria. A presença física de Cristo na terra só podia ser desfrutada em um lugar de cada vez. O resultado de sua partida é que ELE pode estar presente no mundo todo, simultaneamente, através do Espírito Santo.
AS TRÊS TAREFAS DO ESPÍRITO SANTO:
                        Jo. 16.8-11.
lpsa                                                                                                             lpsa
(IX)        Em Jo. cap.16.vs.8-11, diz: “E, quando ELE vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo”:
(X) “Do pecado, porque não crêem em mim”;
(XI)“Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais”;
(X) “E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado”.
RESUMO DOS VERSÍCULOS:
O Espírito Santo trouxe com Ele três tarefas importantes, para se cumprir que são:
1 – Convencer o mundo do seu pecado e chamá-lo ao arrependimento;
2 _ Revelar o padrão de justiça de Deus para todo aquele que crê, porque Cristo não poderia estar mais fisicamente presente na terra; e;
3 _ Assegurar o julgamento de Cristo sobre satanás.
Jesus disse: “Quem não crê nELE é pecador”.
A verdade a qual o Espírito Santo nos conduz é a respeito de Cristo. O Espírito também nos ajuda, pela prática da paciência, a discernir o certo do errado.
O QUE O ESPÍRITO SANTO REVELOU AOS DISCÍPULOS:
                                  Jo. 16.13.
(XIII) Em Jo. cap.16.v.13, diz:“Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda verdade, por que não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir”.
RESUMO DO VERSÍCULO:
Jesus disse que o Espírito Santo lhes anunciaria: “o que há de vir”. A natureza da missão deles, a oposição que enfrentariam e o resultado final de seus esforços. Eles (os discípulos) não entenderam completamente estas promessas até a vinda do Espírito Santo, após a morte e a ressurreição de Jesus. Então o Espírito revelou aos discípulos as verdades que foram escritas nos livros que agora formam o Novo Testamento.
PORQUE DEUS ENVIOU O ESPÍRITO SANTO:
                                At.1.4.
(XIV)  Em At. cap.1.v.4,diz:“E, estando com eles, determinou-lhe que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que(disse ele) de mim ouvistes”.
RESUMO DO VERSÍCULO:
O Espírito Santo foi enviado para que Deus estivesse com e dentro dos cristãos, depois do retorno de Cristo ao céu. Se Jesus tivesse ficado na terra, sua presença física teria limitado a expansão das Boas Novas, porque ELE só poderia estar em lugar de cada vez. Depois de ir para o céu, Cristo estaria espiritualmente presente em todos os lugares por meio do Espírito Santo.
A FUNÇÃO É A OBRA DO ESPÍRITO SANTO EM NÓS:
                               At.1.5.
(XV)     Em At. cap.1.v.5, diz:“Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias”.
RESUMO DO VERSÍCULO:
A função é a obra do Espírito Santo em nós começou a partir do Pentecostes (At.2.1-4), o Espírito Santo está disponível a todos os que crêem em Jesus. O batismo do Espírito deve ser entendido à luz de sua obra completa na vida de cada cristão.
(1) O Espírito Santo marca o ínicio da experiência cristã:
Não podemos ser cristãos sem o Espírito de Deus (Rm. 8.9); não é possível nos unir a cristo sem seu Espírito (1Co. 6.17); não podemos sr adotados como filhos de Deus sem o seu Espírito (Rm. 8.14-17; Gl. 4.6-7); não podemos fazer parte do corpo de Cristo sem ter o Espírito Santo (1Co. 12.13).
(2) O Espírito Santo é o poder de Deus em nossa vida:
Ele inicia um processo vitalício de mudança, fazendo com que nos tornemos mais parecidos com Cristo (Gl. 3.3; Fp. 1.6). Quando recebemos a Cristo pela fé, começamos a ter imediatamente um relacionamento pessoal com Deus. O Espírito Santo trabalha em nós, ajudando-nos a ser cada vez mais semelhante a Cristo.
(3) O Espírito Santo une a comunidade cristã em Cristo (Ef. 2.19-22). O Espírito Santo pode ser experimentado por todos, e trabalha por intermédio de todos (1Co. 12.11; Ef. 4.4).
O ESPÍRITO SANTO NA IGREJA PRIMITIVA:
                            At.19.2-4.
(XVI)  Em At. cap.19.vs. 2-4, diz:“Disse-lhes: recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: nós ainda ouvimos que haja Espírito Santo”.
(XVII)         “Perguntou-lhe, então: em que sois batizados, então? E eles disseram: no batismo de João”.
(XVIII)      “Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo”.
RESUMO DOS VERSÍCULOS:
Lpsa                                                                                                                                                                            lpsa
Inicialmente, o batismo de João era um sinal de arrependimento pelo pecado, não um marco de uma nova vida em Cristo. Como Apolo (18.24-26), os cristãos de Éfeso tinham conhecimento apenas da mensagem de João; precisava de uma instrução adicional sobre a mensagem e o ministério de Jesus Cristo. Eles criam em Jesus como o Messias, mas não entendia a importância da obra do Espírito Santo. Tornar-se um cristão envolve o arrependimento e o abandono do pecado, mas também a aproximação de Cristo pela fé. Assim, os cristãos efésios tinham a mensagem incompleta.
O PECADO AFASTA O ESPÍRITO SANTO:
                           Gl. 5.17.
(XIX)  Em Gl. cap.5.v.17, diz:“Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opoêm-se um ao outro; para que façais o que quereis”.
RESUMO DO VERSÍCULO:
O Ap. Paulo aqui descreve as duas forças antagônicas que estão lutando dentro de nós, o Espírito Santo e a nossa natureza pecaminosa (os iníquos desejos: ler Gl. 5.16,19, 24). Aqui Paulo não está dizendo que essas forças são iguais, pois o Espírito Santo é infinitamente mais poderoso. Porém, contando apenas com nossa própria sabedoria, faremos escolhas erradas. Se tentarmos seguir o Espírito Santo apenas com nossos esforços humanos, fracassaremos. O único caminho para nos libertarmos de nossos desejos pecaminosos é por intermédio do poder recebido do Espírito Santo (ler Rm. 8.9; Ef. 4.23,24; Cl. 3.3-8).
OS FRUTOS PRODUZIDOS PELO ESPÍRITO SANTO:
                                      Gl. 5.22.
(XX)     Em Gl. cap.5.v.22, diz:“Mas o fruto do Espírito é: Caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”.
Lpsa                                                                                                                                                                          lpsa
 RESUMO DO VERSÍCULO:
O fruto do Espírito é a obra espontânea do Espírito Santo dentro de nós. O Espírito produz certos traços de caráter que são encontrados na natureza de Cristo. São os subprodutos de seu controle sobre a nossa vida não conseguiremos obtê-los se tentarmos alcançá-los sem sua ajuda. Se quisermos que o fruto do Espírito cresça em nós, devemos unir nossa vida à dELE(ler Jo.15.4,5). Devemos conhecê-lo, amá-lo, lembrá-lo e imitá-lo. Como resultado, cumpriremos o propósito da lei, “amar a Deus e aos nossos semelhantes”. Qual dessas qualidades (os frutos do Espírito) você gostaria que o Espírito produzisse em você? Ore.
O PODER TRANSFORMADOR DO ESPÍRITO SANTO:
                                  1Ts. 1.5.
(I)               Em 1Ts. cap.1.v.5, diz: “Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo; e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós”.
RESUMO DO VERSÍCULO:
O Espírito Santo muda as pessoas quando estas crêem no evangelho. Quando falamos aos outros a respeito de Cristo, devemos depender do Espírito Santo para abrir seus olhos e convencê-los de que precisam de salvação. O poder de Deus e que muda as pessoas, não a nossa inteligência ou persuasão. Sem o trabalho do Espírito Santo, nossas palavras são inúteis. O Espírito Santo não apenas convence as pessoas do pecado, como também as assegura da verdade do evangelho.
O ESPÍRITO SANTO É A NOSSA GARANTIA DAS PROMESSAS:
                                  Ef. 1.13-14.
Lpsa                                                                                                                                                                                lpsa
(II)           Em Ef. cap.1.vs.13-14, diz: “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nELE também crido, foste selados com o Espírito da promessa”;
(III)        “O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória”.
RESUMO DOS VERSÍCULOS:
O Espírito Santo é a nossa garantia divina de que pertencemos a Deus e de que ELE cumprirá o que prometeu. O Espírito Santo é como um pagamento inicial, um depósito ou penhor, uma assinatura que valida um contrato. Sua presença em nós demonstra a veracidade de nossa fé prova que somos filhos de Deus e nos garante a vida eterna. Seu poder opera em nós para nos transformar, e o que estamos experimentando agora é apenas uma amostra da mudança total que experimentaremos na eternidade.
                                                    EBENÉZER.
                             ”ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR".
                                                                                  1Sm. 7.12.
                                      Dc. Luiz Paulo dos Santos de Andrade.
                                                    ( 21 ) 2786-1279 - 7493-7625.

Nenhum comentário:

Postar um comentário