quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Estudo Bíblico: A antiga e a nova aliança.




                            ESTUDO BÍBLICO:
                   A ANTIGA E A NOVA ALIANÇA.

                                   A ALIANÇA DE DEUS COM NOÉ:
                                                       Gn.9.8-17.

(1) Em Gn.cap.9.vs.8-17, diz: “E falou Deus a Noé e a seus filhos com ele dizendo:”.
“E EU, eis que estabeleço o meu concerto convosco, e com a vossa semente depois de vós”,
“e com toda alma vivente,que convosco está, de aves, de reses, e todo animal da terra convosco, desde todos que saíram da Arca, até todo animal da terra.”
“E EU convosco estabeleço o meu concerto, que não será mais destruída toda carne pelas águas do dilúvio e que não haverá mais dilúvio para destruir a terra”.(ler vs. Restantes).
                              RESUMO DOS VERSÍCULOS:
Quando Noé saiu do barco e pisou em uma terra sem vida humana, Deus, porém lhe fez uma promessa confortadora a Noé. Este pacto continha três partes: (a) Nunca mais a terra seria destruída por águas de dilúvio; (b) Enquanto houvesse terra as estações sempre aconteceriam como esperado; (c) Um arco-íris seria visto quando chovesse na terra, como sinal para todas as pessoas de que Deus cumpre as suas promessas. A ordem e as estações da terra continuam preservadas, e o arco-íris ainda nos lembra a fidelidade de Deus para com a sua palavra.
                     A ALIANÇA DE DEUS COM ABRAÃO:
                                             Gn. 12.1-3.
(2) Em Gn.cap.12.vs.1-3, diz: “Ora, o Senhor disse a Abrão: sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de seu pai, para a terra que EU te mostrarei”.
“E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma benção”.
“E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te almadiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra”.

                               RESUMO DOS VERSÍCULOS:
Abrão ao ser chamado por Deus, Abrão pela fé e obediência mudou-se da cidade de UR dos Caldeus para Harã, e depois para Canaã. Então Deus estabeleceu um pacto com Abrão, prometendo que ele seria o pai de uma grande nação. Deus disse que não apenas esta nação seria abençoada, mas também o seriam outras nações da terra, através dos descendentes de Abrão. Através da árvore genealógica de Abrão, Jesus Cristo nasceu para salvar a humanidade. Através de Cristo, as pessoas podem ter um relacionamento pessoal com Deus e ser infinitamente abençoada.
                     POR QUE DEUS FEZ UMA ALIANÇA COM ABRAÃO:
                                                   Gn.17.1-8.
(3) Em Gn.cap.17.vs.1-8, diz:“Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a Abrão e disse-lhe: EU SOU o Deus todo-poderoso; anda em minha presença e sê perfeito”.
“E porei o meu concerto entre mim e ti e te multiplicarei grandissimamente”.
“Então, caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo:”
“Quanto a mim, eis o meu concerto contigo é, e serás o Pai de uma multidão de nações”.
“E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai das multidões de nações te tenho posto”.(ler vs.6,7,8)
                                        RESUMO DOS VERSÍCULOS:
Quando o Senhor disse a Abrão.”Eu Sou o Deus todo-poderoso; anda na minha presença e sê perfeito”. Deus tem a mesma mensagem para nós hoje. Precisamos obedecer ao Senhor em todos os aspectos, pois Ele é Deus, e isto é razão suficiente. Por que Deus repetiu o seu pacto com Abrão? Por duas vezes Ele havia mencionado este acordo (Gn.12.15). Aqui, no entanto, Deus estava focalizando o pacto e preparando a sua execução. Deus revelou a Abrão várias partes deste pacto: (I) Daria muitos descendentes a Abrão; (II) Muitas nações seriam de sua descendência; (III) Deus manteria seu pacto com os descendentes de Abrão; (IV) Daria aos descendentes de Abrão a terra de Canaã.
                    DEUS REAFIRMA SUA ALIANÇA COM ISRAEL:
                                                  Êx.19.5-8.
(4) Em Êx.cap.19.vs.5-8, diz: “agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha”.
“E vós me sereis Reino Sacerdotal e povo santo. Estas são palavras que falarás aos filhos de Israel”.
“E veio Moisés, e chamou os anciãos do povo, e expôs diante deles todas estas palavras que o Senhor lhe tinha ordenado”.
“Então, todo o povo respondeu a uma voz e disse: Tudo o que o Senhor tem falado faremos. E relatou Moisés ao Senhor as palavras do povo”.
                             RESUMO DOS VERSÍCULOS:
 Por que Deus escolheu Israel como sua nação? Deus sabia que nenhuma nação da terra seria boa o suficiente para ser chamada de povo seu, o “Tesouro Especial” de Deus. Sendo assim, Deus escolheu Israel não por causa de algo que tenham feito, mas por seu amor e misericórdia, apesar dos erros que eles haviam cometido e viriam a cometer.PORQUE DEUS QUIS UMA NAÇÃO ESPECIAL NA TERRA? Para representar o seu padrão de viver, ensinar a sua palavra, e ser um agente de Salvação para o mundo. O Senhor escolheu uma nação e a colocou em rigoroso programa de treinamento, a fim de que um dia ela pudesse ser um canal de bênção para o mundo inteiro. Deus prometeu cuidar do seu povo e abençoá-lo, e o povo prometeu obedecer-lhe, o pacto estava selado. Mas as boas intenções do povo rapidamente se dissiparam. Você assumiu um compromisso com Deus? O que está fazendo para mantê-lo?
                    COMO CUMPRIR A NOSSA ALIANÇA COM DEUS:
                                                      Dt.5.1.
(5) Em Dt.cap.5.v.1, diz:“E chamou Moisés a todo o Israel e disse-lhes: Ouve, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos; e aprendê-los-eis e guarda-los-eis, para cumprir”.
                                        RESUMO DO VERSÍCULO:
Os israelitas haviam feito uma aliança com Deus, por isso Moisés mandou que eles ouvissem, aprendessem e cumprissem os mandamentos divinos. Os cristãos também fizeram uma aliança com o Eterno por intermédio de Jesus Cristo e devem agir da forma esperada. A tríplice recomendação de Moisés aos israelitas é um excelente conselho para todos os cristãos. OUVIR é absolver e aceitar a informação sobre Deus. APRENDER é compreender o significado e as implicações de ser aliançado com ELE. OBEDECER é colocar em ação tudo o que sabemos. As três ações são essenciais para um crescente relacionamento com Deus.
                    O PROPÓSITO DA ALIANÇA DE DEUS COM ISRAEL:
                                                         Dt.29.1ss.
(6) Em Dt.cap.29.vs.1ss, diz:“Estas são as palavras do concerto que o Senhor ordenou a Moisés, na terra de Moabe, que fizesse com os filhos de Israel, além do concerto que fizera com eles em Horebe”.
                                  RESUMO DOS VERSÍCULOS:
No monte Sinai, 40 anos antes, Deus e Israel haviam feito uma aliança (Êx.19-20). Embora houvesse muitos detalhes (leia Êxodo, Levítico e números), o pacto resumia em: (1) Deus abençoaria os israelitas, fazendo deles uma nação por meio da qual o mundo o conheceria. (2) Os israelitas amariam e obedeceriam a Deus, a fim de que pudessem receber as bênçãos materiais e espirituais.
Moisés reviu essa aliança, Deus ainda mantinha sua parte do acordo(o que ELE sempre faz), mas os israelitas negligenciavam a parte deles no acordo. Moisés lembrou a aliança, avisando o povo que, se não cumprisse sua parte do acordo, sofreria uma severa disciplina.
                    A ALIANÇA DE DEUS COM DAVI:
                                          2sm. 7.1 -7.8-16.
(7) Em 2sm.cap.7.v.1, diz: “E sucedeu que, estando o rei Davi em sua casa, e que o Senhor lhe tinha dado descanso de todos os seus inimigos em redor”,
                                        RESUMO DOS VERSÍCULOS:
Aqui neste capítulo mostra quando Deus faz sua aliança com Davi, em lhe prometer manter sua linhagem para sempre.
Esta promessa foi totalmente cumprida no nascimento de Jesus Cristo. A palavra “Aliança” neste cap. Não seja explicitamente mencionada, é mencionada nas demais passagens para descrever esta ocasião(23.5; Sl.89.28,34). Deus se assegurou de que um profeta sempre estivesse presente durante o reinado de cada rei de Israel.
O pedido de Davi era bom, mas Deus disse não. Isso não significa que o Senhor o tenha rejeitado. Será que você já orou, cheio de boas intenções, e Deus lhe disse não? Essa é a forma usada pelo Senhor para direcioná-lo a um propósito maior em sua vida.
Aceitar o NÃO de Deus exige uma FÉ tão grande quanto aquela que é necessária para receber o seu SIM.
                    DEUS NÃO ANULOU A SUA ALIANÇA COM DAVI:
                                                           2cr. 21.7.
(8) Em 2cr.cap.21.v.7, diz:“Porém o Senhor não quis destruir a casa de Davi,em atenção ao concerto que tinha feito com Davi, e porque também tinha dito que lhe daria por todos os dias uma lâmpada,a ele e a seus filhos”.
                                        RESUMO DO VERSÍCULO:
Deus havia prometido que sempre haveria um descendente de Davi no trono(sm.7.8-16). O que aconteceu com essa promessa quando a nação foi destruída e os líderes levados para o exílio? A promessa de Deus tinha dois aspectos: (1) Sob o aspecto secular, enquanto houvesse um trono em Judá, este seria cuidado por um descendente de Davi. Mas essa promessa dependia da obediência dos reis. Se desobedecessem,  Deus estaria desobrigado do compromisso de dar continuidade à linhagem de Davi.
(2) Sob o aspecto espiritual, a promessa seria totalmente cumprida na vinda de Jesus, o Messias, um descendente de Davi, que se assentaria eternamente em seu trono.
                    A ALIANÇA ENTRE DEUS E OS EXÍLADOS:
                                                   Ne.9.38.
(9) Em Ne.cap.9.v.38, diz:“E, com tudo isso, fizemos um firme concerto e o escrevemos; e selaram-no os nossos príncipes, os nossos levitas e os nossos sacerdotes”.
                                        RESUMO DO VERSÍCULO:
Ao fazer novamente a aliança com os remanescentes do povo que se encontrava no exílio. Deus faz um “firme concerto” entre ELE e o povo e tinha seis cláusulas a serem cumpridas:
I- Não casar com seus vizinhos não judeus(10.30),
II-Observar o sábado (10.31)
III-Observar cada sétimo ano como um ano sábatico (10.31),
IV-Pagar o imposto do templo (10.32,33),
V-Fornecer madeira para as ofertas queimadas no templo.
VI-Ofertar as primícias ao templo (10.35-38).
Depois de anos de decadência e exílio, o povo uma vez mais levou a serio sua responsabilidade de seguir a Deus e praticar suas leis com sinceridade.
P.S: O CAP.10 DE NEEMIAS TEM O NOME DE TODOS QUE SELARAM O PACTO.
                                 A NOVA ALIANÇA DE JESUS:
                            Is. 61.6; Mt. 26.28; Lc. 22.20; 1co. 11.25.
(10) Em Is.cap.61.v.6, diz:“Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis das riquezas das nações e na glória vos gloriareis”.
“Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados”.
“Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu Sangue, que é derramado por vós”.
“Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim”.
                                        RESUMO DOS VERSÍCULOS:
Na antiga aliança, Deus ordenou aos sacerdotes de Israel que estivessem entre ELE e seu povo. Esses sacerdotes transmitiam ao povo as palavras de Deus, e apresentavam-lhe as necessidades e os pecados do povo. Já sob a nova aliança, todos os crentes são sacerdotes do Senhor, lendo a sua palavra e procurando compreendê-la; confessando os pecados diretamente a ELE e ministrando também aos outros.
Como o sangue de Jesus está relacionado com a nova aliança?
Pela antiga aliança, as pessoas só podiam aproximar-se de Deus por intermédio de um sacerdote, que oferecia um animal em sacrifício pelos pecados. Depois que Jesus foi oferecido como sacrifício por nossos pecados, todos podem ir diretamente a Deus, por meio da fé, porque a morte de Jesus nos tornou aceitáveis aos olhos de Deus (Rm.3.21-24). A antiga aliança era uma sombra da Nova (Jr.31.31; Hb.8.1ss), indicava o dia em que o próprio Jesus seria o supremo e derradeiro sacrifício pelo pecado. Em vez de imolar um cordeiro imaculado no altar, o Cordeiro Perfeito de Deus foi morto na cruz, um sacrifício santo, sem pecado, oferecido para que nossos pecados fossem perdoados de uma vez por todas. Todos aqueles que crêem recebem este perdão.
No A.T., Deus concordou em perdoar as faltas do pecador se este levasse animais para serem sacrificados pelos sacerdotes. Quando este sistema sacrificial foi inaugurado, o acordo entre Deus e seu povo foi selado com o sangue de animais (Êx.24.8). Mas o sangue em si não tirava o pecado (só Deus pode perdoar pecados), por isto o sacrifício de animais era repetido dia a dia, ano após ano.
Contudo, Jesus institui uma nova aliança entre Deus e seu povo. Sob este novo pacto, Jesus morreria no lugar dos pecadores. Diferentemente do sangue de animais, o Sangue de Jesus (por ELE ser plenamente homem e plenamente Deus, santo e imaculado) removeria os pecados de todos aqueles que depositassem sua fé nELE. O sacrifício de Jesus jamais seria repetido; permaneceria válido por toda a eternidade (Hb.9.23-28). Por isso, os profetas espertaram ansiosamente por essa nova aliança, que cumpriria o antigo acordo sacrificial (Jr.31.31-34), e João Batista referiu-se a Jesus como “O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO” (Jô.1.29).
                       COMO JESUS CUMPRIU A ANTIGA ALIANÇA:
                                                        Rm.4.17.
(11) Em Rm.cap.4.v.17, diz: “(como está escrito:” Por pai de muitas nações te constitui:), perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos e chama as coisas que não são como se já fossem “.
                                        RESUMO DO VERSÍCULO:
A promessa que Deus fez a Abraão dizia que o patriarca seria pai de muitas nações (Gn.17.2-4) e que o mundo inteiro seria abençoado através dele (Gn.12.3). Tal promessa se cumpriu em Jesus Cristo, que era descendente de Abraão; o mundo inteiro foi abençoado por intermédio dELE.
                     O VERDADEIRO POVO DA ALIANÇA DE DEUS:
                                                         Rm.9.6.
(12) Em Rm.cap.9.v.6, diz: “Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas”;
                                        RESUMO DO VERSÍCULO:
A palavra de Deus foi dada a Abraão como uma maravilhosa promessa. O povo da aliança, os verdadeiros filhos de Abraão, não é formado apenas pelos descendentes biológicos do patriarca, e sim por todos aqueles que confiam em Deus e no que Jesus Cristo fez por eles (ver 2.29; Gl.3.7).
                        COMPARANDO A NOVA E ANTIGA ALIANÇA:
                                                              Hb.8.8-12.


(13) Em Hb.cap.8.vs.8-12, diz:“Porque,repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei um novo concerto,”(ler vs.9,10,11,12).
                              RESUMO DOS VERSÍCULOS:
Esta é uma comparação da citação de Jeremias 31.31-34, que compara a nova aliança com a antiga. A antiga aliança era a aliança da lei entre Deus e Israel. O novo e o melhor caminho é a aliança da Graça, a oferta de Cristo para perdoar o nosso pecados e nos levar a Deus através de sua morte sacrificial. Esta aliança é uma nova extensão, vai além de Israel e Judá para incluir todas as nações gentílicas.
É nova na aplicação porque está escrita em nosso coração e em nossa mente. Oferece um novo caminho para o perdão, não através de sacrifício animal, mas através da fé. Você já entrou nesta nova aliança e começou a andar pelo caminho melhor? Sob a nova aliança de Deus, a sua lei passa a estar dentro de nós. Não é mais um conjunto exterior de regras e princípios. O Espírito Santo nos lembra das palavras de Cristo, ativa a nossa consciência, influencia os nossos motivos e desejos, e nos faz querer obedecer. Com um novo coração, consideramos que servir a Deus é a nossa maior alegria.
                                        CONCLUSÃO:
                                 A ANTIGA ALIANÇA:
 I - Escrita em pedras.
II - Baseada na lei.
III-Deve ser ensinada.
IV-Um relacionamento legal com Deus.
                              
                                  A NOVA ALIANÇA:
 I-Escrita nos corações.
II-Baseada na vontade de amar e servir a Deus.
III-Conhecida de todos.
IV-Um relacionamento pessoal com Deus. 

Aliança é uma obrigação legalmente assumida (compromisso) ao longo da história, Deus estabeleceu alianças com seu povo, ELE manteria a sua parte, se o povo mantivesse a sua.
“Louvai ao Deus dos Céus; porque a sua benignidade é para sempre”.
                                                                                                       Sl. 136. 26.    
                                                      Dc. Luiz Paulo dos Santos de Andrade.
                                                                      Tel: (21) 2786-1279 – 7493-7625.
                                                                                                            lpsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário