quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Estudo Bíblico: Geração de Enganadores.




      GERAÇÃO DE ENGANADORES.

                              COMO RECONHECE-LOS:

“OS LÍDERES CARISMÁTICOS NEM SEMPRE SÃO GUIADOS POR DEUS”.

1.1-Em Dt.cap.13.vs.1 a 13, diz:“Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti e te der um sinal ou prodígio”,(ler vs.2 a 12).

                            RESUMO DOS VERSÍCULOS:

Novas idéias apresentadas por pessoas aparentemente inspiradas por Deus podem parecer boas, mas precisamos julgar se tais idéias são ou não contrárias à palavra de Deus. Quando alguém afirmar que está falando em nome de Deus, questione: Isso esta correto? O foco da pessoa esta em Deus? Seu discurso esta de acordo com a verdade que ELE revelou em sua palavra? É possível até que digam a verdade, mas visam benefícios próprios e conduzem seus ouvintes a caminhos tortuosos. Deus não é contra novas idéias, mas prima pela verdade. ELE nos concede discernimento. Assim, quando ouvir uma nova e atrativa idéia, examine-a cuidadosamente antes de adotá-la. Ainda existem falsos profetas hoje. Mas quem tem a sabedoria e o discernimento de Deus confrontará cuidadosamente tudo com a verdade da palavra.

1.2-Em Jr.cap.23.vs.9 a 14, diz:“Quanto aos profetas. O meu coração está quebrantado dentro de mim; os meus ossos estremecem; sou como um homem embriagado e como um homem vencido pelo vinho, por causa do Senhor e por causa das palavras da sua santidade”.(ler vs.10 a 14).

                              RESUMO DOS VERSÍCULOS:

Os falsos profetas tinham um público grande e entusiasmado; eram muitos populares porque faziam o povo acreditar que tudo estava bem. Há quatro características que denunciam os falsos profetas.
(I)Eles não vivem de acordo com a palavra de Deus;
(II)Diluem o evangelho, afim de torná-lo mais saboroso;
(III)Encorajam seus ouvintes, freqüentemente de forma sutil, desobedecerem a Deus;
(IV)Tendem a ser arrogantes e servir a seus interesses, falando conforme a expectativa de seu público, em vez de serem fiéis à palavra de Deus.

1.3-Em Mt.cap.7.v.15,diz:“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vem até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores”.
 RESUMO DO VERSÍCULO:
No a.t., houve muitos falsos profetas. Hoje, também há falsos profetas, cujas palavras soam como religiosas, mas na realidade, são motivadas por dinheiro, fama e/ou poder. Identificamos esses falsos profetas, porque esquece de Jesus Cristo e glorificam a si mesmos.
 1.4-Em Mc.cap.13.vs.22,23,diz:“Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas e farão sinais e prodígios, para enganarem, se possível, até os escolhidos. Mas vós vede; eis que de antemão vos tenho dito tudo”.
 RESUMO DO VERSÍCULO:
Será possível enganar os cristãos? Sim, no final dos tempos,os argumentos e as provas apresentadas pelos enganadores serão tão convincentes que será difícil permanecer com Cristo.
 PARA DESCOBRIR OS DISFARCE DOS FALSOS MESTRES PODEMOS PERGUNTAR:
 Suas previsões já aconteceram ou são obrigados a revisá-las, para adequá-las ao que já aconteceu;Seus ensinamentos são fundamentados em apenas alguns textos bíblicos, estando em desacordo com as demais passagens bíblicas?
 Contradizem o que a Bíblia diz a respeito de Deus?
 Visam glorificar aqueles que as ensinam ou a Deus?
 Promovem a hostilidade em relação a outros cristãos.
 USAM O PODER DA SEDUÇÃO: PROCURAM NOS SEDUZIR COM TENTAÇÕES SUTIS.
 2.1-Em Dt,cap.13.vs.2 a 11,diz:“E suceder o tal sinal e prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conhecestes, e sirvamo-los”
  RESUMO DOS VERSÍCULOS:
Somos alertados a não dar ouvidos aos falsos profetas ou qualquer um que tentar induzir a adorar a outros deuses, lembre-se de dedicar toda a sua devoção a Deus. Podemos vencer as tentações, derramando o nosso coração diante de Deus em oração e estudando a sua palavra com afinco.
ELIAS CONFRONTOU OS FALSOS PROFETAS NO MONTE CARMELO.
 3.1-Em 1 Rs.cap.18.vs.19, diz:“Agora, pois, envia, ajunta a mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Aserá, que comem na mesa de Jezabel”.
  RESUMO DO VERSÍCULO:
 Acabe levou 850 profetas pagãos ao monte Carmelo para competirem em inteligência com Elias. Os reis perversos odiavam os profetas de Deus porque eles falavam contra o pecado e a idolatria, e minavam seu controle sobre o povo. Elias desafiou o povo a tomar uma posição, seguir aquele que fosse o Deus verdadeiro. Muitos, porém, sabiam que o Senhor era Deus; porém, gostavam dos prazeres do mundo e outra prática idolatra, ao seguirem Acabe em sua adoração idolátrica. É importante tomar uma posição ao lado do Senhor. Se nos deixarmos levar pelo que é agradável e fácil algum dia descobriremos que temos adorado um Deus falso a nós mesmos. Devemos também confrontar os falsos profetas.
 COMO AGEM OS FALSOS PROFETAS:
Trabalham com  propósitos políticos e para benefícios próprios;
 Detem posições de grandes riquezas;
 Entregam mensagens falsas;
 Falam somente o que o povo quer ouvir;
  COMO AGEM OS VERDADEIROS PROFETAS:
 Trabalham por propósitos espirituais para servir a Deus e ao povo;
 Possuem pouco ou nada;
 Entregam mensagens verdadeiras;
 Falam apenas o que Deus ordena que falem, não se importando o quão.
Impopulares podem se tornar.

  PORQUE JEZABEL GOSTAVA DOS FALSOS PROFETAS:
 4.1-Em 1 Rs.cap.19.v.2, diz:“Então,Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses e outro tanto, se decerto amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles”.
 RESUMO DO VERSÍCULO:
 Jezabel estava furiosa com a morte dos seus profetas, porque eles só diziam o que ela desejava ouvir, profetizavam sua glória e poder futuros. O trabalho deles era divinizar o rei e a rainha e ajudar a perpetuar o reino. Elias, que causou a morte dos profetas, era uma pedra de tropeço para Jezabel, porque sempre predizia tristeza e destruição. Nós dias atuais não e diferente, aonde se prega salvação de almas e mensagens do trono de Deus, os templos se encontram vazios, pois o povo só quer ouvir o que faz bem aos seus ouvido.
PORQUE O POVO DÁ OUVIDOS AOS FALSOS PROFETAS:
5.1-Em Jr.cap.14.v.14, diz:“E disse-me o Senhor: Os profetas profetizam falsamente em meu nome; nunca os envie, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, e adivinhação, e vaidade, e o engano do seu coração são o que vos profetizam”.
 RESUMO DO VERSÍCULO:
Os falsos profetas sempre dizem o que o povo quer ouvir. Os falsos mestres ganham fama e dinheiro, dizendo às pessoas aquilo que elas querem ouvir, porém, afastam-nas da presença de Deus. Se encorajarmos os falsos mestres, seremos tão culpados quanto eles diante de Deus.
 OS FALSOS PROFETAS TRANSMITEM UMA FALSA SEGURANÇA:
6.1-Em Ez.cap.13.v.1, diz:“E veio a mim a palavra do Senhor dizendo: Filho do Homem, profetiza contra os profetas de Israel que são profetizadores e dize aos que só profetizam o que vê o seu coração: Ouvi a palavra do Senhor”.
 RESUMO DO VERSÍCULO:
Está mensagem foi dirigida aos falsos profetas como uma advertência contra as suas mensagens mentirosas. Pois, eles não se importavam com a verdade, como Ezequiel. Tornando o trabalho de Ezequiel ainda mais difícil. Devemos tomar cuidado com todos que distorcem a verdade. Estão atuando no mundo hoje, a Bíblia nos adverte sobre isto(leia Mt.7.15).
 O QUE OS MOTIVA:
7.1-Em 2Co.cap.5.v.12, diz:“Porque não nos recomendamos outra vez a vós; mas damo-vos ocasião de vos gloriardes de nós, para que tenhais que responder aos que ser gloriam na aparência e não no coração”.
7.2-Em 2Pe.cap.2.v.3, diz:“e, por avareza, farão de vós negócios com palavras fingidas; sobre as quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita”.
RESUMO DOS VERSÍCULOS:
Aqueles que se gloriavam por ter um ministério espetacular em vez de ter um coração sincero diante de Deus eram os falsos pregadores(2 co.2.17); estavam preocupados apenas em progredir neste mundo. Pregavam Boas Novas por dinheiro e popularidade, enquanto Paulo e seus companheiros pregavam por estarem preocupados com a eternidade. Você pode identificar os falsos pregadores descobrindo o que realmente os motiva. Se estiverem mais preocupados consigo mesmos do que com a causa de Cristo, evite tanto a eles quanto a mensagem que pregam. Tanto Paulo quanto Pedro condenavam a ganância dos falsos  mestres(1Tm.6.5). Antes de contribuir com dinheiro para qualquer causa, faça uma avaliação cuidadosa. O pregador ou ensinador está realmente servindo a Deus ou está promovendo seus interesses pessoais? O dinheiro será usado para promover um ministério útil, ou somente financiará promoções adicionais em proveito próprio.
O QUE FAZEM:
7.3-Em Mt.cap.24.v.11, diz:“E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos”
 RESUMO DO VERSÍCULO:
No A.T., os falsos foram mencionados nos livros de: (2 Rs.3.13; Jr.23.16; Mq.3.5; Ez.13.2,3; Is.44.25; Zc.13.2). Os falsos profetas afirmavam receber mensagens de Deus, porém pregavam bens e riquezas, mesmo todos não obedecendo a Deus como deveria. No N.T., com Jesus vivendo no mundo havia também falsos profetas. Hoje também existem, são os grandes líderes populares que arrastam multidões atrás de si porque só falam o que eles querem ouvir(EX: Deus quer que você seja rico; Faça tudo o que seus desejos mandarem; Não existe pecado ou inferno).
Jesus advertiu seus discípulos que haveria falsos profetas (também nos adverte hoje) contra dar ouvidos às perigosas palavras deles.
 OS FALSOS ENSINOS PARA ONDE CONDUZEM:
8.1-Em Mt,cap.24.v.12, diz:“E, por ser multiplicar a iniqüidade; o amor de muitos se esfriará”.
 RESUMO DO VERSÍCULO:
Os falsos ensinamentos e a decadência moral traz uma doença destruidora; “A perda do temor a Deus, e o amor por seus semelhantes”. O pecado esfria nosso amor a Deus. A morte espiritual faz com que nos preocupemos apenas com os nossos interesses.
OS ENSINOS NÃO COERENTES COM A BÍBLIA:
8.2-Em Mt.cap.24.vs.23,24, diz:“Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui ou ali, não lhe deis crédito”
“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios, que se possível fora, enganariam até os escolhidos”.
8.3-Em 2 Co,cap,11.v.4, diz:“Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes,ou outro evangelho que não abraçastes, com razão sofrereis”.
RESUMO DOS VERSÍCULOS:
O Senhor Jesus nos adverte contra os falsos ensinos e falsos mestres, as advertências são válidas até os dias de hoje. Muitas pregações hoje soam tão bem,  mas não estão de acordo com a mensagem de Deus narrada na Bíblia Sagrada. Temos que ter um profundo conhecimento da palavra de Deus, e uma comunhão perfeita com Deus, para perceber os erros e as distorções dos falsos ensinamentos. Nos tempos atuais temos que manter-nos firmes na nossa fidelidade volta de Jesus será inconfundível(Mc.13.26). Nesta ocasião, ninguém duvidará de identidade dELE. Portanto se alguém disser que o Messias chegou, está mentindo, à volta de Cristo será evidente para todos.
Os crentes sem conhecimento da palavra cediam a conversas e mensagens que soam bem e parece fazer sentido. A palavra de Deus nos adverte que não devamos, acreditar por simplesmente aparentar uma autoridade ou dizer palavras que massageiam seu ego. Procure sempre a Bíblia e confira seus ensinos com a palavra de Deus. Não devemos ouvir nenhum pregador que esteja contradizendo as escrituras à palavra de Deus. Hoje em dia os falsos ensinadores distorcem a verdade a respeito de Jesus e pregam um cristo diferente, um espírito diferente do Espírito Santo e um modo diferente de Salvação. Todos os que ensinam qualquer coisa diferente da infalível palavra de Deus estão desviados e enganados. “Nestes momentos sucede qualquer coisa menos a”Oferta de Adoração” ou “Sacrifício de Louvor” que é esperado por Deus(Hb.13.15). É indiscutível o crescimento do evangelho no Brasil mas, infelizmente, a qualidade de vida dos adoradores não se equipara à quantidade destes. O problema consiste no fato de que muitos dos que recebem a incumbência de levar o povo a uma vida de adoração não possuem este estilo de vida.
“No passado o povo”Morávios” tinham um ditado que dizia: “O QUE VOCÊ FAZ FALA TÃO ALTO QUE NÃO POSSO ESCUTAR O QUE VOCÊ DIZ”. E muito difícil que os liderados aprendam algo que é dito, mas não vivido por seus líderes
NÃO SE SACRIFICAM PELAS BOAS NOVAS:
9.1-Em 2Co.cap.11.vs.23-29, diz: “São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim), eu ainda mais; em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes”
“Recebi dos judeus cinco quarentena de açoites menos um”(ler vs.25 a
RESUMO DOS VERSÍCULOS:
Paulo estava irado porque os falsos enganadores haviam impressionado e enganado os Coríntios(11.13-15). O Ap. Paulo sacrificava sua vida pelo evangelho, algo que os falsos enganadores nunca fariam. As provas e sofrimentos que experimentamos por causa de Cristo constroem nosso caráter, demonstram nossa fé e nos preparam para continuarmos servindo ao Senhor.
PORQUE O AP. PAULO DISSE QUE ELES ERAM INSPIRADOS PELO DIABO:
10.1-Em 1Tm.cap.4.vs.1-5, diz:“Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrina de demônios(ler v.2,3,4,5).
RESUMO DOS VERSÍCULOS:
Os “últimos tempos” começaram com a ressurreição de Cristo e continuará até a sua volta, quando estabelecerá o seu reino e julgará toda a humanidade. Os falsos mestres eram e ainda são umas ameaças para a igreja. Jesus e os apóstolos fizeram repetidas advertências contra eles(ver Mc.13.21,23; At.20.28-31; 2Ts.2.1-12; 2Pe.3.3-7). O Ap. Paulo sabia que se estes ensinos não fosse refutados, a verdade cristã seria contaminada. Tal ensino falso pode ser direto ou extremamente sutil. No texto acima o Ap. Paulo nós dá a entender que os falsos mestres são mentirosos e hipócritas e encorajam as pessoas a seguirem “espíritos enganadores e as doutrinas de demônios”. O nosso adversário “Satanás” engana as pessoas oferecendo uma imitação inteligente de algo real. Não devemos ficar impressionados com o estilo e as credencias de um ensinador; devemos observar os ensinamentos que ele transmite a respeito de Jesus Cristo. Suas conclusões a respeito do Senhor Jesus mostram a fonte de sua mensagem.
 RECUSA-SE A LEVAR O PECADO A SÉRIO:
10.2-Em 1Jo.cap1.v.8, diz:“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós”.
 RESUMO DO VERSÍCULO:
O Ap. João aqui está refutando a segunda reivindicação dos falsos ensinadores, que diziam que as pessoas não tinham nenhuma propensão natural ao pecado, não tinham nenhum pecado, e então eram incapazes de pecar. Os falsos ensinadores se recusavam a considerar o pecado seriamente. Queriam se considerados cristãos, mas não criam ter pecados. A morte de Cristo não significava muito para eles, porque pensavam não precisar dela. Em vez de se arrependerem e serem purificados pelo sangue de Cristo estavam encorajando o pecado entre os crentes.
REIVINDICAVAM UM CONHECIMENTO SECRETO:
10.3-Em Jd.cap.1.v.10, diz:“Estes ,porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais, se corrompem”.
RESUMO DO VERSÍCULO:
Os falsos ensinadores afirmavam ter um conhecimento secreto que lhes concedia autoridade. Seu conhecimento a respeito de Deus era esotérico-mistíco e supostamente ultrapassava o entendimento humano. A natureza de Deus está fora de nossa compreensão, mas Deus, em sua graça, preferiu revelar-se a nós em sua palavra e, de forma suprema, em JESUS CRISTO.
O QUE É GNOSTICISMO.
É o conhecimento (sabedoria) esotérico da divindade, que viza conciliar todas as religiões por meio da Gnose (conhecimento). O Ap. Paulo narra em Cl.1.vs.9-14, o que é o gnosticismo.
10.4-Em Cl.cap.2.v.4, diz:“E digo isto para que ninguém vos engane com palavras persuasivas”.
RESUMO DO VERSÍCULO:
O Ap. Paulo estava combatendo na igreja de Colossos uma heresia semelhante ao gnosticismo. Essa heresia (ensino contrário à doutrina bíblica), minava o cristianismo de várias maneiras básicas que um conhecimento secreto importante estava escondido da maioria dos crentes. O Ap. Paulo, porém disse que Cristo fornece todo o conhecimento que precisamos.Ensinavam que o corpo era maligno. O Ap. Paulo se opôs a isso dizendo que o próprio Deus viveu em um corpo; isto é, ELE estava encarnado, era o próprio JESUS.Argumentavam que Cristo só parecia ser humano, mas não o era. Paulo insistia que Jesus era completamente humano e completamente Deus.
O gnosticismo se tornou atraente no segundo século. Até mesmos nos nossos dias a exposição de tais ensinos podem facilmente seduzir uma igreja que não tem uma verdadeira doutrina cristã. Combatemos as heresias do conhecimento ao nos tornamos completamente familiarizados com a palavra de Deus, por meio do estudo e do ensino sadio da BÌBLIA SAGRADA.
QUE O ESPÍRITO SANTO DE DEUS, FALE EM CADA CORAÇÃO.

Estudo Bíblico criado por Dc: Luiz Paulo dos Santos de Andrade.
Membro da Assembléia de Deus em Jd. Meriti - Filial Pires do Rio.
Tel: (21)2786-1279 – 7493-7625.

Nenhum comentário:

Postar um comentário