segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Estudo Bíblico: Os Dons Espirituais.


          ESTUDO BÍBLICO:
                         OS DONS ESPIRITUAIS.


                     O QUE SÃO OS DONS ESPIRITUAIS:
                                            1Co. 12.1ss...
(1) Em 1Co. cap.12.V.1ss...diz:“Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos , que sejais ignorantes”.
“vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados”.
“Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema!”.
E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.
 “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo” (ler vs. 5,6,7,8,9,10,11).
                               
                                           RESUMO DOS VERSÍCULOS:
Os dons espirituais dados a cada pessoa pelo Espírito Santo são habilidades especiais que devem ser usadas para ministrar sobre as necessidades do corpo de crentes. As pessoas recebem dons diferentes; algumas mais de um dom. Todos os dons vêm do Espírito Santo, são importantes e úteis. Seu propósito é edificar o corpo de Cristo, a Igreja.
Os dons espirituais não podem ser tornar símbolos de poder espiritual, causando rivalidades. Algumas pessoas se acham mais espirituais, do que as outras por causa dos seus dons. Nunca devemos usar nossos dons como um meio de manipular os outros ou servir aos nossos próprios interesses.
                                  USANDO OS DONS COM EFICIÊNCIA:
                                              Rm. 12.4-5.
(2) Em Rm. cap.12.vs.4-5, diz: “Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação”,
“Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros”.
                         RESUMO DOS VERSÍCULOS:
O Ap. Paulo, aqui usa o exemplo do corpo humano para ensinar como os cristãos devem viver e trabalhar juntos. Assim como os membros do corpo funcionam sob o comando do cérebro, também os cristãos devem trabalhar juntos sob o comando e autoridade de JESUS CRISTO. Deus nos dá muitas habilidades e dons para que possamos edificar a sua igreja. Para usá-los eficientemente, devemos: (I) entender que todas as nossas habilidades e todos os nossos dons vêm de Deus; (II) entender que nem todos são dotados das mesmas habilidades e dos mesmos dons; (III) saber quem somos e o que fazemos melhor; (IV) dedicar nossas habilidades  e nossos dons ao serviço de Deus, não para alcançar sucesso pessoal; (V) estar dispostos a empregar as habilidades e os dons que temos com todo o nosso coração, colocando tudo à disposição da obra de Deus, sem reter coisa alguma.
Os dons de Deus diferem quanto à sua natureza, poder e eficiência, de acordo com sua sabedoria e bondade, não conforme nossa fé e o seu poder conforme a sua vontade. Nossa tarefa é sermos fiéis e procurarmos formas de servirmos aos outros com aquilo que Cristo nos dá.


          USANDO OS DONS PARA AJUDAR OS OUTROS:
                                      Rm.12. 6-8.
 (3) Em Rm. cap.12. vs.6-8, diz: “De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: Se é profecia, seja ela segundo a medida da fé”;
“Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino”;
“ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte faça-o com liberalidade; o que preside com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria”.
                                         RESUMO DOS VERSÍCULOS:
Nas escrituras, profetizar nem sempre, significa predizer o futuro. Significa, também, declarar a mensagem de Deus, através dos dons espirituais para consolar, edificar e exortar (1co. 14.13).
Agora observe essa lista de dons e imagine o tipo de pessoa que recebeu cada um deles.
OS PROFETAS são geralmente corajosos e articulados.
OS SERVOS e MINISTROS do evangelho que exercem o ministério são fiéis e leais.
OS MESTRES são aqueles que apresentam um raciocínio claro.
OS ENCORAJADORES e EXORTADORES sabem motivar os seus semelhantes.
Aqueles que repartem são generosos e dignos de confiança. Os líderes são bons organizadores e administradores. Aqueles que exercitam misericórdia, demonstrando bondade, são pessoas atenciosas, que se sentem felizes ao dedicar seu tempo aos outros. Seria muito difícil uma pessoa ter todos esses dons. Um profeta ousado geralmente não é um bom conselheiro, aquele que contribui com generosidade poderia falhar como líder. Ao identificar os seus dons, pergunte a si mesmo como poderá usá-los para edificar a família de Deus ao mesmo tempo, perceba que ter todos os dons não garantirá a alguém fazer todo o trabalho da Igreja. Então, agradeça às pessoas cujos dons são completamente diferentes dos seus. Deixe que suas virtudes compensem as fraquezas dos outros, e seja grato porque os dons destes compensam as suas deficiências. Juntos, podemos edificar a igreja de Cristo.
 QUANDO A IGREJA DÁ UMA ÊNFASE ERRADA AOS DONS:
                                                              1 co.1.7.
(4) Em 1co. cap.1.v.7, diz: “De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo”.
                               RESUMO DO VERSÍCULO:
Os membros da Igreja de Corinto tinham todos os dons espirituais de que precisavam para viver a vida cristã, testemunhar a favor de Cristo e posicionar-se contra o paganismo e a imoralidade de Corinto. Mas, em vez de usar o que Deus lhes deu, estavam discutindo a respeito de quais dons eram mais importantes.
     OS NOSSOS DONS NÃO SÃO OS MAIS IMPORTANTES:
                                       1co. 12.14-24.
(5) Em 1co.cap.12.vs.14-24, diz: “Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos”.(ler os vs. 15 a 24).
                                           RESUMO DOS VERSÍCULOS:
Usando o corpo humano como exemplo. O Ap. Paulo enfatizou a importância de cada membro da igreja. Se uma parte aparentemente insignificante é retirada, o corpo inteiro se torna menos efetivo. Pensar que seu dom é mais importante do que o de outra pessoa é uma expressão de orgulho espiritual. Não devemos tratar com desprezo àqueles que parecem ser menos importantes, e não devemos ter inveja de outros que têm dons mais visíveis. Em vez disso, devemos usar os dons que recebemos e encorajar outras pessoas a usarem os seus se não o fizermos, a igreja será menos efetiva.
                                       OS DONS USADOS COM AMOR:
                                               1co. 13.1.
(6) Em 1co. cap.13.v.1, diz:“Ainda que eu falasse, as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine”(ler todo o capítulo).
                           RESUMO DOS VERSÍCULOS:
O amor (caridade) é mais importante do que todos os dons espirituais exercitados na igreja. Grande fé, atos de dedicação ou sacrifício e poder de realizar milagres têm pouco efeito se estiverem desprovidos de amor. O amor faz com que nossas ações e dons sejam úteis. Embora as pessoas tenham diferentes dons, o amor está disponível a todos.
 OS DONS NÃO SERÃO NECESSÁRIOS NA ETERNIDADE:
                                      1co. 13.10.
(7) Em 1co. cap.13.v.10, diz:“Mas, quando vier o que é perfeito, então, o que o é em parte será aniquilado”.
                                     RESUMO DO VERSÍCULO:
Deus nos dá os dons espirituais a fim de edificarmos, servimos e fortalecermos os nossos companheiros cristãos, a igreja na eternidade, seremos transformados em seres perfeitos e completos e estaremos na presença do próprio Deus. Não necessitaremos mais dos dons espirituais. Assim, eles cessarão.



        QUANDO ESCONDEMOS OS DONS ESPIRITUAIS:
                                           1Ts. 5.19.
(8) Em 1Ts. cap.5.v.19, diz: “Não extingais o Espírito”.
                                      RESUMO DO VERSÍCULO:
O Ap. Paulo ao advertir-nos a não extinguir o Espírito Santo quis dizer que não devemos ignorar nem deixar de lado os dons que o Espírito Santo nos dá. Aqui, ele menciona a profecia (5.20); em 1 co. 14.39, ele menciona o falar em línguas. Às vezes surgem discursões a respeito dos dons espirituais que podem até mesmo causar divisões em uma igreja. Em vez de tentar resolver as diferenças, alguns cristãos preferem sufocar os dons. Isto empobrece a igreja. Não devemos sufocar a obra do Espírito Santo na vida das pessoas, mas encorajar a expressão plena destes dons para o benefício de todo o corpo de Cristo.
                         OS DONS DEVEM SER EXERCITADOS:
                                         1Tm. 4.14-15.
(9) Em 1Tm. cap.4.vs.14-15, diz: “Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com imposição das mãos do Presbitério”.
“Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos”.
                                       RESUMO DOS VERSÍCULOS:
Timóteo era um jovem líder, em uma igreja que tinha muitos problemas, Timóteo pode ter se sentido intimidado e não exercitavam os seus dons. Mas os Presbíteros e os profetas o encorajaram e o cobravam, para que usasse seu dom com responsabilidade. Os atletas altamente qualificados e talentosos perdem suas habilidades se seus músculos não forem tonificados pelo uso constante, e nós perderemos nossos dons espirituais se não colocarmos em prática. Nossos talentos são melhorados pelo exercício, mas a falta de uso pode levá-lo ao enfraquecimento por falta de prática e nutrição. Quais dons e habilidades Deus lhe deu? Use-os regularmente ao servir a Deus e as outras pessoas.(ver Rm.12.1-8 – 2Tm. 1.6-8).

    QUANDO OS DONS INDICAM A PRESENÇA DE DEUS:
                                        Hb. 2.4.
(10) Em Hb. cap.2.v.4, diz: “testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?”.
                         RESUMO DO VERSÍCULO:
Quando vemos os dons do Espírito Santo em ação, em um individuo ou em uma congregação, sabemos que está verdadeiramente presente. Quando recebemos os dons de Deus devemos agradecer-lhes por estes, e usá-los na igreja para a edificação de todos.
                                                            MEDITE:
“Eis que Deus é a minha salvação; eu confiarei e não temerei porque o Senhor Jeová é a minha força e o meu cântico e se tornou a minha salvação” Is. 12.2.

                                                 AMÉM.
           Dc. Luiz Paulo dos Santos de Andrade.
                            Cel: (21) 96679-3916 claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário