segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Estudo Bíblico: Vivendo em Oração, para não cair em tentação.


ESTUDO BÍBLICO:
VIVENDO EM ORAÇÃO, PARA NÃO CAIR
EM TENTAÇÃO.
USÁ-LA PARA VENCER A TENTAÇÃO:
Gn. 3.1-6. -Mt. 26.40-41.
(I) Em Gn. cap. 3.vs.1 a 6, diz:“Ora, a serpente era a mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. É esta disse a mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim”?(ler vs. 2,3,4,5,6).
(II) Em Mt. cap.26.vs.40-41, diz:“E, voltando para aos seus discípulos, achou-os adormecido e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudeste vigiar comigo?
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”.
RESUMO DOS VERSÍCULOS:
Disfarçado de serpente satanás, veio tentar Eva. Em algum tempo satanás foi um anjo que se rebelou contra Deus e foi expulso do céu. “Porque satanás nos tenta?” A tentação é um convite a viver segundo a vontade dele e desistir de viver de acordo com a vontade de Deus. Como Eva poderia ter resistido à tentação? Seguindo as mesmas diretrizes que podemos seguir.
Primeiro, precisamos compreender que ser tentado não é pecado. Não cometemos pecado até o momento em que cedemos à tentação. Então, para resistir à tentação, precisamos:
(1) ORAR, pedindo forças para resistir; (2) CORRER, algumas vezes, literalmente; (3) E dizer, não, quando sabemos ser errado. Satanás tentou Eva fazendo que ela duvidasse da bondade de Deus. Satanás fez Eva esquecer de tudo o que recebera de Deus e, vez ela voltar à atenção para o que não poderia ter. Quando você estiver sentindo pena de si mesmo, considere tudo o que você possui e agradeça a Deus. Então suas dúvidas não o levarão a pecar. Satanás fez Eva pensar que o pecado era bom, agradável e desejável. As pessoas costumam fazer escolhas erradas porque estão convencidas de que elas são boas, pelo menos para si mesmas. Os pecados prazerosos são mais difícieis de evitar. Portanto, prepare-se para enfrentar as tentações que possa aparecer em seus caminhos. Nem sempre podemos evitá-las, mas há sempre uma forma de escapar (1 co.1º .13). A tentação costuma iniciar através de um simples olhar para algo que se deseja. Você venceria com mais freqüência se seguisse o conselho do Ap. Paulo para fugir das coisas que produzem maus pensamentos (2 Tm. 2.22).
Jesus usou a sonolência de Pedro para preveni-lo contra todas as espécieis de tentação que logo enfrentaria. A maneira de vencer a tentação é conservar-se em alerta e constante oração. Manter-se atento significa estar consciente das tentações, perceber a sutileza da tentação e estar espiritualmente preparado para vencê-la. Pelo fato de a tentação atingir-nos onde somos mais vulneráveis, não podemos resistir sozinhos. A oração é essencial porque o poder de Deus pode fortalecer nossas defesas e derrotar o poder de satanás.                        
QUANDO A ORAÇÃO MUDA A DISPOSIÇÃO DE DEUS:
Gn. 18.20-33.
(III) Em Gn. cap.18.vs.20-33, diz:“Disse mais o Senhor: porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito,”
“Descerei agora e verei se, com efeito, tem praticado segundo este clamor que é vindo até mim; se não, sabê-lo-ei”.
“Então, viraram aqueles varões o rosto dali e foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do Senhor”.
“E chegou-se Abraão, dizendo, destruirás também o justo com o ímpio?” (ler vs. 24, 25, 26, 27, 28, 29,30).
RESUMO DOS VERSÍCULOS:
A oração de Abraão será que fez Deus mudar de idéia? Claro que não! Abraão sabia que Deus é justo e pune o pecado, mas deve ter pensado na misericórdia dELE. Nossas orações não farão Deus mudar de idéia, mas poderão mudar os nossos pensamentos, assim como as orações de Abraão mudaram os dele. Por que Deus permitiu que Abraão questionasse sua justiça e intercedesse por uma cidade má? Deus sabia que não havia dez pessoas inocentes naquela cidade, mas era misericordioso o suficiente para permitir que Abraão intercedesse e também para ajudar a Ló, sobrinho de Abraão a sair de Sodoma antes que fosse destruída. Deus não tem prazer em destruir as pessoas más, porém ELE precisa punir o pecado. ELE é tanto justo quanto misericordioso. Deus mostrou a Abraão que é permitido pedir qualquer coisa, com entendimento de que as respostas de Deus são provenientes da perspectivas do próprio Deus. Nem sempre elas estarão de acordo com as nossas expectativas, pois somente ELE conhece toda à história.
Será que você não ouviu a resposta de Deus para alguma das suas orações, ou não a considerou por não ser a resposta esperada? Lembre-se da paciência de Deus, quando você estiver pensando que ELE é injusto. Sejamos gratos a Deus por não fazer conosco como fez com Sodoma e Gomorra.
TRANSFORMANDO PREOCUPAÇÃO EM ORAÇÃO:
Fp. 4.6.7. – Gn. 32.11-12.
(IV) Em Fp. cap.4.vs.6-7, diz:“Não estejais inquietos por coisa alguma; ante, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ações de graças”.
“E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”.
(V) Em Gn. cap.32.vs.11-12, diz:“Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú, porque o temo, para que porventura não venha e me fira e a mãe com os filhos”.
“E tu o disseste. Certamente te farei bem e farei a tua semente como areia do mar, que, pela multidão, não se pode contar”.

lpsa.                                RESUMO DOS VERSÍCULOS:
Parece quase impossível, não ter que se preocupar com coisa alguma. Todos nós temos preocupações em nosso trabalho, no lar e na escola. Mas o conselho do Ap. Paulo é que devemos transformar essas preocupações em oração. Você quer se preocupar menos? Então ore mais! Sempre que começar a se preocupar, pare e ore. A paz de Deus é diferente da paz do mundo (Jo. 14.27), ela vem de sabermos que Deus está no controle de todas as coisas. Deixe que a paz de Deus proteja o seu coração contra a ansiedade.
A preocupação de Jacó que tomara a primogenitura de Esaú (25.33) e a sua bênção (27.27-40). Era como reagiria Esaú, depois de vinte anos em que se encontrariam pela primeira vez, e Jacó sentia muito medo de qual seria a reação de Esaú. Já com os pensamentos ordenados; qual seria a melhor estratégia? Então, Jacó decidiu a orar. E toda a preocupação e ansiedade saíram de seu coração.
TRANSFORMANDO A ORAÇÃO EM AÇÃO:
Êx. 14.13-15.
(VI) Em Êx. cap.14.vs.13-15, diz:“Moisés,porém, disse ao povo: não temais; estai quietos e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque os Egípcios, que hoje vistes, nunca mais vereis para sempre”.
“O Senhor pelejará por vós, e vos calareis”.
“Então, disse o Senhor a Moisés: por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem”.
RESUMO DOS VERSÍCULOS:
O povo estava hostil e desesperado, porém Moisés o encorajou a assistir à forma maravilhosa como Deus os salvara. Moisés teve uma atitude positiva! Quando o povo parecia encurralado, Moisés clamou a Deus por intervenção. Podemos não ser perseguido por um exército e mesmo assim nos sentimos presos. Ao invés de nos desesperarmos, devemos adotar a atitude de Moisés. O Senhor mandou que Moisés parasse de orar e continuasse a jornada! A oração precisa ocupar um lugar vital em nossa vida, mas também deve haver lugar para a ação. Às vezes sabemos o que fazer, mas oramos por mais direção como desculpa par adiar a atitude que precisa ser tomada.
EM LUGAR DE MURMURAÇÃO: ORAÇÃO.
Êx. 17.2-Sl. 78.18-41-Nm. 20.3-4.
(VII) Em Êx. cap.17.v.2, diz:“Então, contendeu o povo com Moisés e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor?”
(VIII) Em Sl. 78.vs.18 e 41, diz:“E tentaram a Deus no seu coração, pedindo carne para satisfazerem o seu apetite”.
“Voltaram atrás e tentaram a Deus, e duvidaram do Santo de Israel”.
lpsa                                                                                                                             lpsa.
(IX) Em Nm.cap.20.vs.3-4, diz:“E o povo contendeu com Moisés, e falaram, dizendo: Antes tivéssemos expirado quando expiraram nossos irmãos perante o Senhor!”
“E por que trouxestes a congregação do Senhor a este deserto, para que morramos ali, nós e os nossos animais?”
RESUMO DOS VERSÍCULOS:
Mais uma vez o povo se queixou do problema ao invés de orar. Alguns problemas podem ser resolvidos com uma reflexão cuidadosa ou uma reorganização das prioridades. Outros serão resolvidos com discussão e bons conselhos.
Porém alguns casos só podem ser solucionados através da oração. Devemos estar determinados a orar quando surgir a vontade de fazer alguma reclamação.
A ORAÇÃO DE JOSUÉ:
Js. 7.7-9.
(X) Em Js. cap.7.vs.7-9, diz:“E disse Josué, ah! Senhor Jeová! Por que,com efeito, fizeste passar a este povo o Jordão, para nos dares nas mãos dos Amorreus, para nos fazerem perecer? Tomara nos contentáramos com ficarmos dalém do Jordão”.(ler vs. 8,9).
RESUMO DOS VERSÍCULOS:
Você já se imaginou orando deste modo. Está não é uma oração formal; e a oração de um homem amendrotado e confuso pelo que estava acontecendo ao seu redor. Josué despejou seus verdadeiros pensamentos diante de Deus. Esconder suas necessidades do Senhor é ignorar o Único que pode realmente ajudar. Deus recebe suas honestas orações e quer que você expresse seus verdadeiros sentimentos para ELE. Qualquer crente pode ser mais honesto em suas orações ao lembrar que o Senhor é Onisciente e Onipotente e que seu amor é perpétuo.
QUANDO OS SENTIMENTOS DE CULPA NOS IMPEDE DE ORAR:
Jz. 16.28-30.
(XI) Em Jz. cap.16.vs.28-30, diz:“Então, Sansão clamou ao Senhor e disse: Senhor Jeová, peço-te que te lembres de mim e esforça-me agora, só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos”.
RESUMO DOS VERSÍCULOS:
Sansão já não tinha nenhuma esperança, estava debilitado, cego e a muito sabia que o Espírito de Deus tinha se afastado dele. Mas, ele também conhecia o tamanho da misericórdia de Deus, e nestes momentos de aflição ele orou ao Senhor Jeová uma oração de arrependimento e um pedido de socorro. Não obstante o passado de Sansão, Deus ainda respondeu suas orações e destruiu o templo pagão e seus adoradores. O Senhor ainda o amava. ELE se dispôs a ouvir a oração de confissão e arrependimento de Sansão e usou-o pela última vez.
Um dos efeitos do pecado em nossa vida é diminuir nossa vontade de orar, não permita que os sentimentos de culpa pelos pecados o impeçam de chegar ao seu único meio de restauração.
QUANDO UMA ORAÇÃO SALVA UMA NAÇÃO:
2Rs. 19.1-7.
(XII) Em 2Rs. cap.19.vs.1-7, diz:“E aconteceu que Ezequias, tendo-o ouvido, rasgou as suas vestes, e se cobriu de pano de saco, e entrou na casa do Senhor”.(ler vs. 2,3,4,5,6,7).
RESUMO DOS VERSÍCULOS:
Ezequias ao receber a mensagem enviada por Senaqueribe rei da Assíria, que ele já tinha capturado todas as cidades fortificadas de Judá. Ezequias então, entrou no templo e orou ao Senhor. Deus respondeu sua petição e livrou Judá ao enviar um exército para atacar o acampamento assírio e forçar Senaqueribe a partir imediatamente. A oração deveria ser nossa primeira reação diante da crise. Jamais se deve esperar até que a situação se mostre desesperadora. Devemos orar imediatamente e diariamente para que o Senhor nos oriente.
Quando depositou toda confiança em Deus, Ezequias não teve sua resposta por garantida nem se aproximou dELE de modo impertinente. Antes, reconheceu a soberania de Deus e a total dependência que Judá tinha dELE. A sua oração é um modelo para nós, não devemos ter medo de nos aproximar do Senhor em oração.
ENCONTRANDO TEMPO PARA ORAR:
Mc. 1.35.
(XIII) Em Mc. cap.1.v.35, diz:“E, levantando-se de manhã muito cedo, estando ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava”.
RESUMO DO VERSÍCULO:
Aqui, Jesus nos ensina como encontrar um tempo para falar com Deus. Como Jesus, devemos nos afastar dos outros para falar com Deus, mesmo que seja necessário levantar de madrugada para fazê-lo! Se Jesus precisou estar sozinho a fim de orar e revigorar-se, quando mais nós? Não se torne ocupado a ponto de sua vida ser tão agitada que você não tempo de ficar a sós com Deus e ter uma comunhão tranqüila com ELE. Não importa o quanto você trabalhe, é necessário ter tempo para a oração sempre.
PARA UMA ORAÇÃO SER EFICIENTE:
Mc. 9.29.
(XIV) Em Mc. cap.9.v.29, diz:“E disse-lhes. Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum”.
RESUMO DO VERSÍCULO:
A oração é a chave que abre a porta de nossa vida para fé. Uma oração eficiente precisa tanto da atitude de dependência completa de Deus como da ação de pedir a ELE que intervenha. Muitas vezes enfrentamos situações difícieis que somente poderiam ser resolvidas por meio da oração e do jejum. Quando humildemente lhe pedimos para encher-nos de fé e poder, demonstramos nossa dependência de Deus. Não existe substituto para a oração e o jejum, especialmente em circunstâncias que parecem impossíveis de resolver.
QUANDO DEUS RESPONDE AS NOSSAS ORAÇÕES:
Lc. 1.13.
(XV) Em Lc. cap.1.v.13, diz:“Mas o anjo lhes disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher , dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João”.
RESUMO DO VERSÍCULO:
Zacarias vivia em constante oração, mesmo quando queimava incenso no altar estava orando; pedindo talvez um filho ou a vinda do Messias. Nos dois pedidos as suas orações foram respondidas por Deus. Logo Zacarias teria um filho que prepararia o caminho para Jesus. Deus nos responde a seu modo e tempo. ELE operou em situação impossível, a esposa de Zacarias era estéril, para que se desse o cumprimento de todas as profecias relativas ao Messias. Se você precisa que suas sejam respondidas precisamos estar abertos ao que Deus pode fazer em situações impossíveis. E devemos saber e esperar que Deus trabalhe a seu modo e a seu tempo.
UMA ORAÇÃO PERSEVERANTE:
Lc. 18.1.
(XVI) EM Lc. cap.18.v.1, diz:“E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca desfalecer”.
RESUMO DO VERSÍCULO:
Está e uma das maneiras de demonstração de perseverança e fé em Deus. Perseverar em oração e não desistir, não significa promover sessões intermináveis de orações repetitivas. A constâncias na oração significa manter nossos pedidos continuamente diante de Deus, enquanto vivemos para ele a cada dia, crendo que nos responderá. Ao vivermos pela fé, não devemos desistir. Quando perseveramos em orações, crescemos em caráter, fé e esperança.
USANDO A ORAÇÃO PARA TOMAR DECISÕES:
At.1.14.
(XVII) Em At. cap.1.v.14, diz: “Todos estes perseveravam unanimente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos”.
RESUMO DO VERSÍCULO:
Depois da ascensão de Jesus ao céu, os discípulos retornaram imediatamente para Jerusalém e fizeram uma reunião de oração. Jesus falou que seriam batizados com o Espírito Santos em poucos dias, então os discípulos esperaram e oraram. Quando você estiver diante de uma tarefa difícil, uma decisão importante ou dilema desconcertante, não aja precipitadamente, esperando que a situação termine bem. Seu primeiro passo deve ser orar, pedindo o poder e a direção do Espírito Santo.
A ORAÇÃO RESPONDIDA NA HORA CERTA:
Gl. 4.4.
(XVIII) Em Gl. cap.4.v.4, diz: “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu filho, nascido de mulher, nascido sob lei”.
RESUMO DO VERSÍCULO:
Durante séculos, os judeus haviam imaginado quando o seu Messias iria chegar. Mas o cronograma de Deus era perfeito. Podemos, às vezes, imaginar se ELE responderá às nossas orações. Mas jamais devemos duvidar do Senhor ou desistir de ter esperança. ELE nos responderá em seu devido tempo. Será que você está esperando o tempo de Deus? Confie em sua decisão, pois ELE tem em mente o que há de melhor para você.
O PODER DA ORAÇÃO:
1Tm. 2.1-4.
(XIX) Em 1Tm. cap.2.vs.1-4, diz:“Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graça por todos os homens”.(ler vs. 2,3,4)
RESUMO DOS VERSÍCULOS:                                              lpsa.
O Onipotente, Onisciente e Onipresente o todo poderoso, que sabe de todas as coisas, escolheu nos deixar ajudá-lo a mudar o mundo através de nossas orações. Nossas orações sinceras terão resultados poderosos (Tg. 5.16). É mais fácil nos lembrarmos de orar quando enfrentamos problemas, do que quando estamos com nossa vida seguindo calma e tranqüila. Fica difícil de lembrar de orar, até mesmo por nós, quanto mais pelos outros. Porque pensamos que está tudo bem conosco e com eles também. Mas, Deus nos escolheu para fazermos a diferença com as nossas orações sinceras diante dELE.
A ORAÇÃO DA FÉ:
Tg. 5.15.16.
(XX) Em Tg.cap.5.vs.15-16, diz:“E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecado, ser-lhe-ão perdoados”.
“Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”.
RESUMO DOS VERSÍCULOS:
A oração da fé não se refere à fé da doente, mas sim à fé daquele que está orando pelo enfermo, é Deus quem cura, e não a fé; e todas as orações estão sujeitas à sua vontade. Mas a oração faz parte do processo de cura que pertence a Deus. Cristo tornou possível irmos diretamente a Deus para recebermos perdão. Mas confessar nossos pecados uns aos outros ainda é algo importante na vida da igreja.
1- Se tivermos pecado contra um indivíduo, devemos pedir que ele nos perdoe.
2- Se o nosso pecado afetou a igreja, devemos confessá-los publicamente à igreja.
No Reino de Deus, todos nós somos um sacerdote para os demais irmãos em Cristo.
                                                         EBENÉZER:
                                   “Até aqui nos ajudou o Senhor”.
                                                                           1sm. 7.12.

                         Dc. Luiz Paulo dos Santos de Andrade.
                                                 Tel: 2786-1279-7493-7625.

Nenhum comentário:

Postar um comentário