sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Estudo Bíblico: Vivendo em Santidade.


 ESTUDO BÍBLICO:

               VIVENDO EM SANTIDADE:




                                             BUSCANDO A SANTIDADE DE DEUS:
                                                         Js. 3.5; Êx. 19.10,14, 15.




(1)   Em Js.cap.3.v.5, diz:“Disse Josué ao povo: Santificai-vos porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós”.
(2)  Em Êx.cap.19.vs.10,14,15, diz:“Disse também o Senhor a Moisés: vai ao povo santifica-os hoje e amanhã, e lavem as suas vestes”
(3)  “Então, Moisés desceu do monte ao povo e santificou o povo; e lavaram as suas vestes”.
(4)  “E disse ao povo: estai pronto ao terceiro dia; e não chegueis à mulher”.




                                                           RESUMO DOS VERSÍCULOS:



Antes de chegar a terra prometida, os israelitas deveriam realizar uma cerimônia de purificação(para entrarmos no reino de Deus temos que nos santificar). Na época da lei havia várias maneiras de uma pessoa ficar imunda; (EX: comer certos alimentos; a mulher dar a luz(Lv.11,12), ao tocar em cadáver(Nm.19.11-22). Deus usava está variedades de sinais externos para ilustrar que o resultado do pecado torna a pessoa imunda. Assim como os israelitas precisamos do perdão de Deus, antes de nos aproximarmos dELE. Moisés  recebeu ordem de Deus para santificar o povo. Isto significava prepará-los física e espiritualmente para o encontro com Deus. Eles teriam de afastar-se do pecado e até mesmo da rotina diária para dedicar-se a Deus.




                                                                A SANTIDADE DE DEUS:
                                                                      Sl. 93.5; 1Pe. 1.14-16.



(5)  Em Sl.93.v.5, diz:“Mui fiéis são os teus testemunhos; a santidade convém à tua casa, Senhor, para sempre”.
(6)  Em 1 Pe.cap.1.vs.14-16, diz:“Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
(7)   “Porquanto escrito está: sede santos, porque Eu sou Santo”.


                                                                                     Lpsa.



                                                           RESUMO DOS VERSÍCULOS:



A chave para o reinado de Deus é a sua santidade. Sua glória é vista não apenas através de sua força, mas também de seu caráter moral perfeito. Isto nos assegura que podemos confiar nELE. Nosso desejo de ser santo(dedicados a Deus e moralmente puros), é a nossa única resposta adequada. Nunca devemos usar meios profanos para alcançar uma meta santa, porque Deus diz: “ Santos sereis, porque eu o Senhor, vosso Deus, sou Santo” Lv.19.1,2). Depois de confiarmos a nossa vida a cristo às vezes as pessoas ainda sentem uma queda por seus antigos hábitos. Pedro nos exorta que devemos ser como nosso Pai Celestial... Santos em tudo que fizermos. Santidade significa ser totalmente dedicado a Deus, separados, diferentes, não misturados com a multidão; porém não devemos ser diferentes apenas por sê-lo. As qualidades de Deus em nossa vida nos tornam diferentes. Nossa meta e prioridades devem ser as dELE. Não podemos nos tornar santos por nós mesmos, mas Deus nos dá o Espírito Santo para nos ajudar a obedecê-lo e para nos dar o poder para vencer o pecado. Nunca use a desculpa de que você não pode evitar cair em pecado. Conte com o poder de Deus para livrá-lo do domínio do pecado.



                                                 OBEDECER AS LEIS DE DEUS LEVA A SANTIDADE:
                                                                                            Êx. 20.1ss...



(8) Em Êx. cap.20.vs.1ss, diz:“Então, falou Deus todas estas palavras, dizendo:”
(9)  “Eu sou o Senhor, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão”.
(10)                     “Não terás outros deuses diante de mim, etc...”.





                                                           RESUMO DOS VERSÍCULOS:



Os mandamentos de Deus foram criados para conduzir a Israel a uma vida de Santidade prática. Quando Deus disse ao povo para adorá-lo e nELE crer, isto não foi algo tão difícil. Hoje, podemos permitir que muitas coisas se tornem nossos ídolos (dinheiro, fama, trabalho ou prazer), quando nos concentramos excessivamente neles em busca de pessoal. Dedicar a deus o lugar central em nossa vida impede que estas coisas se tornem nossos ídolos.



                                                  A IMPORTÂNCIA DA SANTIDADE:
                                                                               Lv. 11.44.


                                                                            lpsa
(1)   Em Lv. cap.11.v.44, diz:“Porque Eu sou o Senhor, vosso Deus; portanto, vós vos santificareis e sereis santos, porque Eu sou santo; e não contaminareis a vossa alma por nenhum réptil que se arrasta sobre a terra”.



                                                           RESUMO DO VERSÍCULO:



Deus queria que seu povo fosse santo(separado- diferente- únicos), assim como Ele é santo, porque sabia que só tinham duas opções: ser separados e santo ou corromper-se indo após vizinhos pagões. Os cristãos também são chamados a serem santos(1Pe.1.v.15), e devem permanecer espiritualmente separados das maldades do mundo, mesmo convivendo de perto com os ímpios. Ser santo num mundo profano não é fácil, mas Deus não pede que façamos isto sozinhos. 




                                                 HÁ CONFORTO NA SANTIDADE DE DEUS:
                                                                                   Sl. 99.5.



(2)  Em Sl. 99.v.5, diz: “Exaltai ao Senhor, nosso Deus, prostrai-vos diante do escabelo do seus pés, porque Ele é Santo”.




                                                           RESUMO DO VERSÍCULO:



A santidade de Deus é terrivelmente assustadora para os pecadores, mas um maravilhoso conforto para os crentes. Deus é moralmente perfeito e separado das pessoas e do pecado. Ele não tem nenhuma fraqueza ou defeito. Para os pecadores, isto é assustador porque todas as suas insuficiências e maldade são expostas pela luz da santidade de Deus.
Deus não pode tolerar, ignorar, ou desculpar o pecado pelo qual as  pessoas não se arrependem. Para os crentes, a santidade de Deus dá conforto porque , à medida que o adoramos, somos elevados do lodo do pecado. Quando cremos nELE, somos santificados.



                                         HÁ SANTIDADE E UMA MARCA DO POVO DE DEUS:
                                                                                           Is. 4.2



(3)  Em Is. cap.4.v.2, diz:“Naquele dia, “O Renovo do Senhor”, será cheio de beleza e de glória; e o fruto da terra, excelente e formoso para os que escaparem de Israel”.

Lpsa                                                                                                                                                                        lpsa


                                                           RESUMO DO VERSÍCULO:



O “Renovo do Senhor” refere-se provavelmente ao “Messias” embora alguns acreditem que se refira a Judá. Sua marca distinta será a santidade, e não riqueza ou prestígio. Esta santidade vem do sincero desejo de obedecer e servir a Deus, e de uma genuína devoção a ELE.



                                          O PECADO FERE A NATUREZA SANTA DE DEUS:
                                                                                         Is. 59.1-14.



(4)  Em Is. cap.59.vs.1-14, diz: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem seu ouvido, agravado, para não poder ouvir”.
(5)  Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.
(6)  Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos, de iniqüidade; os vossos lábios falam falsamente, e a vossa língua pronuncia perversidade”. ( ler vs.4 a 14).




                                                           RESUMO DOS VERSÍCULOS:


O pecado ofende ao nosso Deus e separa-nos dELE. Por ser santo, ELE não pode tolerar, relevar ou ignorar nossos erros como se fosse algo sem importância. O pecado rompe o relacionamento das pessoas com Deus, erguendo uma parede que isola aqueles a quem ele ama, não é de admirar que essa longa relação de pecados ignóbeis provoque-lhe a ira e obrigue-o a virar o rosto aos homens. As pessoas que morrem levando consigo umas vidas de pecados não perdoados ficam eternamente separadas do Criador. Você já confessou os seus pecados a Deus e permitiu que ELE os removesse? O Senhor pode salvar-nos se nos voltarmos a ELE.



                                          ZACARIAS: FICOU CONHECIDO POR SUA SANTIDADE:
                                                                                        Lc. 1.6.



(7)   Em Lc.cap.1.v.6,diz:“E eram ambos justos perante Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os mandamentos e preceitos do Senhor”.



                                                           RESUMO DO VERSÍCULO:


Lpsa                                                                                                                                                                    lpsa

Zacarias e Isabel não fingiam seguir as leis de Deus; a submissão exterior era fundamentada na obediência interior. Diferentemente dos líderes religiosos a quem Jesus Cristo chamou de hipócritas, Zacarias e Isabel não se detiveram apenas na letra da lei. A obediência deles e de coração; por esta razão foram chamados de “JUSTOS PERANTE DEUS”.



                                          EM BUSCA DE SANTIDADE: ENCOTRAMOS À SANTIFICAÇÃO:
                                                        Rm.6.1;8.39;Hb.12.14;Rm.12.18;Mt.5.8;2Co.7.1



(8) Em Rm. cap.6.v.1, diz:  “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado para que a graça seja mais abundante?
(9)  Em Rm.cap.8.v.39, diz: “Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”.
(10) Em Hb.cap.12.v.14, diz:“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus”.
(11) Em Rm.cap.12.v.18, diz:“Se for possível, quando estiver em vós, tende paz com todos os homens”.
(12) Em Mt.cap.5.v.8, diz: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus”.
(13) Em 2Co.cap.7.v.1, diz: “Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemos-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus”.




                                                           RESUMO DOS VERSÍCULOS:



O pecado sempre bloqueia a nossa visão em relação a Deus; por esta razão, se quisermos vê-lo, devemos renunciar ao pecado e obedecê-lo(ler Sl.24.3,4). A santidade anda lado a lado com uma vida de paz. Um relacionamento correto com Deus, nos leva a um relacionamento correto com os nossos irmãos. Embora nem sempre amemos os nossos irmãos da forma apropriada, à medida que nos tornamos mais parecidos com Cristo, devemos procurar a paz com todos. A purificação é uma ação dupla: afastar-se do pecado e voltar-se para Deus. Para conseguirmos a santidade devemos cortar as relações com o nosso passado e se entregar somente a Deus.



                                          COMO PODEMOS SER PURIFICADO E SANTIFICADO:
                                                                          Jo. 17.17; At.15.9; Ef. 5.26.



(1)   Em Jo.cap.17.v.17, diz:“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”.
(2)  Em At.cap.15.v.9, diz: “E, não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando o seu coração pela fé”.
(3)  Em Ef.cap.5.v.26, diz: “Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra”.




                                                           RESUMO DOS VERSÍCULOS:



Um seguidor de Cristo se torna puro e santo por meio da fé e da obediência à palavra de Deus(Hb.4.12). Ele já aceitou o perdão advindo da morte sacrificial de Cristo(Hb.7.26,27). Mas a aplicação diária da palavra de Deus tem um efeito purificador em nossa mente e em nosso coração. As escrituras tornam os pecados manifestos, motivam-nos a confessá-los e nos guiam de volta ao caminho certo, renovando o nosso relacionamento com Cristo. A morte de Cristo tornou a igreja pura e santificada. Ela nos purifica dos velhos hábitos do pecado, e nos separa para seu serviço especial e sagrado( Hb.10.29;13.12). Cristo purificou a igreja, e isso é simbolizado pelo batismo. É a palavra que nos purifica( Tt.3.5). 



                        HÁ DIFERENÇA ENTRE TORNAR-SE PERFEITO E TORNAR-SE SANTO:
                                                                                Hb. 10.14.



(4)  Em Hb.cap.10.v.14, diz: “Porque, com uma só oblação, aperfeiçoou para sempre os que são santificados”.



                                                           RESUMO DO VERSÍCULO:



Através de sua morte e ressurreição, Cristo uma vez por todas, tornou os crentes perfeitos aos olhos de Deus. Fomos aperfeiçoados, contudo estamos sendo santificados( progressivamente limpando-os e separando-os para seu uso especial) em sua peregrinação diária neste mundo. Não devemos ficar supresos, envergonhados ou chocados pelo fato de ainda precisarmos crescer. Deus ainda não terminou sua obra em nossa vida.
                                                                              

                                                                                   AMÉM.





Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve”.

Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto”. 


                                                                                              Dc   Luiz Paulo dos Santos de Andrade.

Um comentário:

  1. que vc seja sempre essa pessoa maravilhosa que vc e.tudo de bom pra vc deus senpre vai esta do seu lado amigo querido amem.

    ResponderExcluir