sábado, 13 de setembro de 2014

Estudo Bíblico: Escatologia a doutrina das últimas coisas. " O Futuro ".

                                INTRODUÇÃO.

Escatologia Bíblica: É o estudo dos eventos que estão para acontecer, segundo as escrituras.
É chamada"bíblica" no caso, pois ela pode ser extra-bíblica. O termo escatologia deriva do grego "eschatos"= último e "logia"= tratado de um conjunto de idéias. Em resumo escatologia é o tratado das últimas coisas.
Esses eventos que estão acontecendo e vão acontecer, são partes do eterno plano divino através dos séculos. Este plano é revelado nas escrituras em várias passagens como em(Ef.3:11; Is.46:10). Em escatologia bíblica estudamos parte desse plano, principalmente "as coisas que brevemente devem acontecer"(Ap.1:1).
Pelo fato de muitas pessoas não saberem distinguir os eventos bíblicos que ocorreram no fim da presente era bíblica, iniciando com a vinda de Jesus, resultam muitas dúvidas e confusões e interpretações absurdas dos textos bíblico. Algumas causas desse caos são:
* Falta de afinidade do crente com o Espírito Santo;
*Falsa aplicação do texto bíblico nos seus variados aspectos;
*Conhecimento bíblico desordenado;
*Conhecimento especulativo;
*Ação vergonhosa de falsos ensinadores.
E dever de todo obreiro do Senhor, bem como todo aquele que tem qualquer responsabilidade na obra dele manejar bem a palavra da verdade. Tanto é réu o corruptor da sã doutrina, como o omisso dela.
                             Sheol ou Hades.
          Hades, o mundo inferior, o lugar dos falecidos.
Em Mt. 16:18, Jesus mencionou a porta do Hades ou o "mundo invisível dos mortos" no hebraico é "Sheol" e em grego "Hades", ambas as palavras significam mundo invisível.
Tanto a Bíblia, os apócrifos, escritas patrísticas, acreditam no hades como "a casa das almas". Hades é um estado intermediário e temporário a espera do juizo. Coré, Datã e Abirão, desceram vivos ao abismo.
No original esse texto é "Sheol", pela leitura dessas e outras passagens que o Hades esta localizado em algum ponto abaixo da superfície da Terra(Pv 15:24; Is 5:14; Ap 5:3). Jesus esteve no hades(Mt 12:40; Ef 4:8-10) e anunciou a sua vitória as almas que ali estavam(I Pe 3:19; Ap 1:18). Jesus não ficou no hades(At 2:27,31).
                          O rico e Lázaro. (Lc 16:19-31)
* Parábolas não tem citações de nomes históricos e nem personagens(Abraão, Lázaro), etc...
                 O estado intermediário dos Mortos.
As bênçãos resultantes da vinda do Senhor Jesus a esse mundo são incontáveis. Uma dessas bênçãos tem a ver com os filhos de Deus que já dormem ou vierem a dormir no Senhor.
*           Antes da Ressurreição do Senhor Jesus.
Para compreender melhor esse ensino bíblico observemos o texto original no antigo testamento, em hebraico e no original grego do novo testamento. A palavra Sheol no A.T, equivale ao sentido Hades, N.T. Diferem na dforma porque a primeira é hebraica e a segunda grega. Ambas desgnam o lugar para onde nos tempos do A.T, iam todos após a morte, justos e injustos. Todos estavam ali plenamente conscientes.
*          Depois da Ressurreição do Senhor Jesus.
Antes de morrer por nós Jesus prometeu que as portas do inferno não prevaleceriam contra a igreja(Mt 16:18). Isto revela que os fiéis a Deus, a partir dos dias de Jesus, não mais desceram ao Hades, isto é, pra divisão reservada aos justos, a mudança ocorreu entre a morte e a ressurreição do Senhor, pois, Ele disse ao ladrão arrependido:"Hoje estarás comigo no paraíso"(Lc 23:43). Sobre o assunto o apóstolo Paulo diz: "subindo ao alto levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens". Ele subiu_ que  é, senão que também antes desceu as partes mais baixas da terra(Ef 4:8,9). Entende-se, pois que Jesus ao ressuscitar levou para o céu os crentes do A.T, que estavam no "Seio de Abraão", conforme Ele prometera em(Mt 16:18). O apóstolo Paulo foi ao paraíso o qual está no terceiro céu( II Co 12:1-4). Portanto o paraíso agora está na imediata presença de Deus. Depois que Cristo subiu para o céu, a bíblia nunca mais se refere ao paraíso como estando"embaixo". Os crentes que agora dormem no Senhor, estão nos céus, pois o paraíso agora esta lá, como um dos resultados da obra redentora do Senhor Jesus Cristo(II Co 5:8). Para os ímpios mortos não houve qualquer alteração, continuam descendo ao "Hades", onde ficam retidos em sofrimento conscientes até o juízo do grande "Trono Branco", após o milênio, quando ressuscitaram para serem julgados e postos no inferno eterno(Ap 20:13-15).
                           O arrebatamento.
O termo "Arrebatamento" no grego é "Harpazo" e em latim "Raptus" e significa tirar a força sem pedir permissão, arrancar com ímpeto.
O arrebatamento é um mistério só plenamente compreendido quando ocorrer.
I Co 15:52 a expressão "num momento" se refere ao vocábulo grego "Atamos" que significa "Unidade invisível de tempo". Isto significa que não haverá tempo para nenhuma preparação(Mt 24:40-44; 25:13).
   Textos bíblicos que falam da primeira vinda de Jesus.
(Jo 14:3; I Co 15:52; Jo 14:18; I Co 11:26; II Tm 4:8; I Ts 4:17)
Nenhum desses textos se refere à "Parousia".
* 1ª Fase da vinda chama-se "Harpazo".
* 2ª Fase da vinda chama-se "Parousia".
A palavra grega Parousia era usada com o sentido de presença ou vinda. Seu uso técnico indicava a presença ou chegada de um rei ou governante. No N.T, ela é usada para designar a presença(vinda) de Cristo novamente a Terra, primeiramente para os fieis e depois para os infiéis(Ap 1:7; Mt 24:30,31; Ap 19: 11-21).
                          O arrebatamento da igreja                          .
A vinda de Jesus se dará em duas fases distintas.
A primeira, diz respeito ao arrebatamento da igreja. Isso concerne à igreja fiel que aguarda ao Senhor.
A segunda fase diz respeito à manisfestação física e pessoal de Jesus, acompanhado dos seus santos e anjos. A segunda vinda e para Israel e as demais nações do mundo sobreviventes daquela ocasião. O arrebatamento da igreja é um mistério que só será completamente compreendido quando ocorrer.
*               Sinais da vinda de Jesus                                    .
Apesar de Jesus não ter revelado o dia exato do arrebatamento da igreja, evento que se conduzirá a plenitude do reino dsobre a Terra. Ele deixou algumas coordenadas através das quais podemos concluir se está longe ou perto  deste auspício dia(Mt 24:3-12). Os fenômenos previstos por Jesus como sinais da consumação dos séculos, não parecem tão fenomenais assim. Afinal de contas, sempre tivemos nações contra nações, guerras, terremotos, fomes e pestes, porém, uma análise de Mt 24:8 à luz do grego poderá nos ajudar a compreender melhor o papel desses eventos como elementos prenuciadores da iminente volta de Jesus. A versão ARA parece sugerir que esses eventos são "princípios de sofrimento". No original grego é dito que todas essas coisas são princípios de "dores de parto", portanto Jesus não diz sofrimento, mas dores de parto.
*                O que acontecerá na  Terra                                             .
 No arrebatamento Jesus virá até as nuvens, seus pés não tocaram o solo desta vez, como acontecerá mais tarde quando ELE se revelar publicamente descendo sobre o "Monte das Oliveiras", em Jerusálem. Este será um evento inicial de uma série abrangendo a Igreja, Israel e as outras nações em geral. Somente os fiéis vivos e mortos ouviram os toques divinos de chamada, vindos dos céus, e serão arrebatados pelo poder de Deus ao encontro do Senhor nos ares.
*               O Tribunal de Cristo                                                          .
Tribunal no grego é "Bema", era uma platarforma elevada usada pelos oradores e juízes das competições esportivas entre os gregos.  
*            No tribunal de Cristo                                                    .
*  Não haverá pecado;
*  Não haverá pecador;
* O cristão será julgado como servo(Ap 22:3);
* Não será para condenação(Rm 8:1; Jo 5:24)
O crente foi julgado como pecador, em Cristo. Isto teve lugar no passado, no drama do calvário. O crente foi julgado como filho durante a vida. Agora o cristão será julgado como "Servo", isto é quanto ao seu serviço prestado(II Co 5:10; Rm 14:10; Jo 5:24; Lc 14:14).
*             Como será este julgamento                                                .  
* Será um julgamento do trabalho do cristão feito para Deus.
O julgamento das nossas obras perante o tribunal de Cristo mostrará como nós administramos aqui nossos bens, dons, dádivas, nossa vida, energias, enfim, tudo que de Deus recebemos(I Co 3:8; II Co 9:6).
* Será um julgamento da conduta do cristão.
Cada crente será julgado neste particular. Trata-se do procedimento de cada crente por meio do corpo(I Co 6:19,20).
*             Entrega dos Galardões                                                       .
O termo galardão "Coroa de justiça", no grego é "Kerdos", e significa premio, presente, dádiva. Ninguém receberá galardões por irem aos cultos, a igreja, etc...
A obra é um dever de todos os salvos. Para a maioria dos teólogos esse "Galardão" ou "Recompensa" trata-se de coroas que receberemos da parte do Senhor; vejamos: Coroa de Glória(I Pe 5:4), Coroa incorruptível(I Co 9:25), Coroa de Alegria(Fp 4:1, II Tm 4:8), Coroa da Vida(Tg 1:12).
*           As Bodas do Cordeiro                                                       .
Nas bodas do Cordeiro, Cristo e a igreja se tornarão o centro das atenções de todos os seres celestiais. Cumprir-se-á, finalmente parte da oração sacerdotal de Jesus proferida no cap 17 do evangelho de João. Todos os crentes do oriente e do ocidente tomarão assento à mesa, desde Abel.
*           A Grande Tribulação                                                         .
A grande tribulação é o período de maior angústia da história humana, em que os ímpios serão obrigados a reconhecer quão terrível é "cair nas mãos do Deus Vivo".
Os eventos que ocorrerão na 70ª Semana de Daniel são descritos em apocalipse. Será um período de sete anos divididos em duas partes de três anos e meio. Na primeira metade Satanás trará alguns males, representado pelos "Selos". Enganará os moradores da terra trazendo relativa paz e tranquilidade. Resolverá os problemas políticos e econômicos, mas ao tentar receber adoração dos Judeus, dentro do templo reconstruído em Jerusalém, no lugar santíssimo, será rompida a aliança entre ele e Israel. Após isso, sobrevirá a Terra os Juízos de Deus, chamados de "Trombetas e Taças". Aparentemente, acontecerão simultaneamente. Alguns destes juízos serão catástrofes naturais(terremotos, maremotos, pragas, poluição, queda de asteroides), mas também haverá juízos sobrenaturais.
*           O Surgimento do Anticristo                                             .  
O Anticristo será um grande demagogo. Influenciará decisivamente as massas com seus discursos inflamados(Ap 13:5). "Ele aparecerá em cena na hora final da história de Israel"(Dn 8:23). O mundo que hoje já está condicionado após tantas guerras e rumores de guerras desejará a paz a qualquer custo. As manchetse e os editoriais, expressão o desejo de "Paz e Segurança", exatamente como o apóstolo Paulo relata em(I Ts 5:2). As dores de parto(Mt 24), que precederão o Anticristo, serão tremendos atos de violência desastres e levantes. Esses acontecimentos ocorrerão nos dias semanas e meses que precedem o aparecimento do Anticristo. Na verdade ele aparecerá no meio desses eventos e receberá créditos por resolvê-los. Este poder sobrenatural de resover todos os problemas formará a base para a maioria da população do mundo aceitá-lo como "Messias".
O Anticristo será apoiado pelos muitos falsos milagres que o "Falso Profeta" realizará na sua presença. O falso profeta convencerá a população do mundo a adorar o imagem do Anticristo(Ap 13:15). Sob ameaça de morte física, neste ponto o Anticristo e o falso profeta estarão trabalhando juntos como mão e luva.
*                O Anticristo                                                                        .
Apocalipse(13:1,2) uma besta a palavra grega para "Besta" neste cap. não é a mesma usada em outros, mas a palavra "TERION", que significa uma "fera indomável". O anticristo vem do mar, mas aqui é mar de gente, povos, multidões e nações(Ap 17:15).
O contraste entre o Cavaleiro do cap.6 e o Cavaleiro do cap 19 de Apocalipse.
O 1º cavaleiro                       -  O 2º cavaleiro
1- É visto na terra                     1- É visto no céu
2- Tinha um arco na mão          2- Tinha uma espada na boca
3- É visto sozinho                    3- É acompanhado por um exército
4- Este é anônimo                   4- Este tem quatro nomes:
5- Este sai para vencer             * Fiel e verdadeiro;
6- Quem abre o selo é Jesus.     * A palavra de Deus; Reis dos rei                                  
                                                       * Senhor dos senhores.
                                                       5- ESTE JÁ VENCEU.
*             O Anticristo e a sua forma de Governo                            .
O governo do anticristo será tão magnífico, que o mundo vai recebê-lo e aceitá-lo como divino. O arrebatamento será esquecido. Será decretado e estimulado pelo governo o "Binômio": "Paz e Segurança". Haverá grande prosperidade ainda que aparente. O anticristo será apoiado por algumas nações em troca de promessas fabulosas dessa falsa paz e segurança. O anticristo se manifestará como deus(II Ts 2:4), e será objeto de adoração mundial. Ele vai operar sinais sobrenaturais, enganando a todos com milagres e prodigios de mentira(II Ts 2:9-10). Em Dn 7:8, o texto revela o anticristo como um homem muito inteligente e com uma oratória hipnótica(Dn 7:20; Ap 13:5,6).
*             Uma Super Igreja Mundial                                                 .
O cap. 17 do livro do Apoacalipse trata do movimento religioso mundial que haverá naqueles últimos dias. Será uma falsa igreja mundial apoiada pelo governo do anticristo.
1)           Uma igreja diferente                                                       .
Essa igreja mundial não possui restrições. Nesse tempo haverá liberdade religiosa para todos os amigos, simpatizantes e desviados do evangelho. O governo recolherá um número tremendo de bíblias que ficarão dos crentes arrebatados.
2)           A Igreja do Mundo                                                           .
O falso profeta irá presidir está organização eclsiástica, marcada por uma promiscuidade espiritual, será um ecumenismo visando unir todas as religiões, aceitando pessoas de todas as procedências religiosas, bastando crer em deus?
3)       Qual a finalidade desta Super Igreja                               .
A finalidade maior dessa organização é falar das questões sociais e politicas do mundo. Haverá muitos filósofos, empresários e intelectuais que farão parte desta igreja, por isso, é chamada de a grande(Prostituta), que adultera com os homens da Terra(Ap 17:2).
* Ap 17:1- A grande prostituta= Símbolo de uma religião falsa.
                Mulher Pura= Como esposa, simboliza a Igreja.
* Ap 17:2- Se prostituirão os reis da Terra= Indica que esse falso movimento religioso se estenderá por todo mundo.
* Ap 17:3- A mulher e a Besta= Simbolizam dois poderes: Religioso e o político.
A mulher está assentada sobre a Besta= indica que esta igreja dominará as nações religiosamente.
* Ap 17:5- A palavra Mistério= identificada com magia, ocultismo, feitiçaria.
                   Um deserto= A super igreja é vista num lugar desolado, faminto, sedento.
* Ap 17:16- A grande prostituta será destruída= No ínicio dos últimos três anos e meio, a confederação dos países aliados com o anticristo destruirão a igreja falsa para que a nova forma de culto tenha lugar.
*                 O Falso Profeta                                                                 .
Ele promoverá um incomparável movimento religioso mundial. Reunindo todos os credos, seitas, filosofias, igrejas modernistas e ecumênicas formando uma super igreja mundial. Ele fará muitos milagres, todos falsos evidentemente(Ap 13:13). Esses milagres, são feitos por satanás. São poderes, sinais e prodígios de mentira(II Ts 2:9). O falso profeta é o anti-espírito. Essa pessoa será uma falsificação do ministério do Espírito santo pelo fato de ser capacitado para convencer e agregar pessoas para o governo.
*               O Falso Profeta será:                                                         .
*  Motivado por satanás( Ap 13:11).
*  Terá uma autoridade delegada(Ap 13:22).
*  Fará sinais e milagres(Ap13:13,14).
*  Enganará o mundo incrédulo(Ap 13:14).
*  Promoverá adoração ao anticristo(Ap 13:14,15).
*  Irá consentir na morte de quem não adorar a besta(Ap 13:15).
*  Irá exercer grande poder econômico(Ap 13:16,17

*  A Besta                                                                                                                                               .

A besta terá um nome. No momento desconhecido. O número resultante desse nome será 666 (Ap 13:17,18).  Três coisas a bíblia nos diz sobre a besta: seu nome, número e sua marca. Hoje apenas seu número está revelado. A pessoa, a marca e o nome só serão revelados após o arrebatamento da igreja(II Ts 2:7,8). Quanto a besta ter um número, as nações mais desenvolvidas já projetam essa tecnologia, de por em prática um sistema de números permanentes para todo cidadão, visando controle de toda população. Em todos os países já existe muita coisa controlada à base de números permanentes.

* Haverá Salvação  durante a Grande Tribulação?                                                                              .

Sim, haverá. É fácil provar biblicamente. Uma única passagem, como a de Ap7: bastaria para isso. A melhor tradução deste texto é a de ARA. O verbo vir está de fato no tempo presente. Outras passagens evidenciam a salvação durante a Grande Tribulação(Ap. 6:9-11; 7: 9-11; 12:17; 15:2;20:4 e Jl 2:32).

*  As Duas Testemunhas                                                                                                                          

Durante os dias negros da Tribulação haverá duas testemunhas especiais da verdade divina, profetizando aqui na Terra(Ap 11: 3-12). Esses dois homens serão intocáveis até que se cumpra a sua missão(Ap 11:7). Ambos serão mortos pela besta. O fato é irrelevante para a igreja do Senhor, uma vez que quando essas testemunhas atuarem aqui, a igreja já estará com Cristo na glória.

* As 144.000 Testemunhas                                                                                                                      

São os Judeus que se converteram ao Senhor Jesus Cristo no período da Grande tribulação. Após o arrebatamento da verdadeira igreja de Cristo, que não se contaminarão com as falsas doutrinas, e que substituirão a igreja na pregação do Evangelho. Serão 12.000 de cada uma das 12 tribos(Ap 7:4-8). Essas testemunhas terão a marca de Deus em suas frontes(Ap 7:9).
São chamados de professores especiais, não se contaminarão com mulheres, porque serão castos(Ap 14:4). Por meio deles muitos escaparam das armadilhas do anticristo, depositando sua confiança em Cristo para a salvação(Ap7:9).

*                                                                 A Volta de Jesus                                                                   .

                                               A BATALHA DO ARMAGEDOM.

Quando Jerusalém estiver cercada por exércitos das nações confederadas sob o domínio da Besta, e os judeus estiverem sem mais quaisquer esperança de salvação. a ponto de serem tragados pelo inimigo, então clamarão angustiados a Deus. Dessa oração fala o profeta Isaíais no cap.64v8-12. É nessa situação difícil de Israel que o Senhor Jesus descerá em seu socorro sobre o Monte das Oliveiras(Is 52:8; Mt 24:30).
Antes de descer sobre Jerusalém, primeiro destruirá EDOM, no deserto ao sul de Israel. Isso porque certamente o Anticristo ao saber que o remanescente judeu para lá fugiu, enviou as suas tropas para destruí-lo, e Jesus na sua volta, primeiramente aniquilará as forças da besta que se encontram no deserto. O termo Armagedom significa "Monte de Megido". Trata-se do local ao norte de Israel onde o Senhor travará grande batalha contra os inimigos do seu povo ISRAEL. Do armagedom o anticristo lançará seu ataque contra os judeus, e avançará sobre Jerusalém, o ataque será devastador, porém os judeus lutarão heroicamente(Zc 14:4).


                                             O JULGAMENTO DAS NAÇÕES.

Quando Jesus julgar as nações, ao retornar à terra, a sua população estará muito reduzida em consequência dos cataclismos sobrenaturais, inevitáveis e incontroláveis que desabarão sobre este mundo ímpio. O julgamento das nações descrito em (Mt 25:31-34,41,46), será apenas a consumação daquilo que já começou muito antes, sobre os selos, trombetas e taças do juízos de Deus. Lembre-se! O julgamento é de nações(Mt 25:32) não de indivíduos. O propósito desse julgamento é determinar quais nações terão parte no milênio. Nações serão poupadas e ingressarão no citado Reino do Filho de Deus. Outras serão desraigadas e desparecerão. O mapa do mundo sofrerá muitas alterações. As nações serão julgadas no Vale de Josafá(Jl 3:2,12). Este vale até hoje é desconhecido; nunca existiu. Após o julgamento,"o restante das nações"(Zc 14:16), ingressarão no Reino Milenar sobre a Terra.


                                                              O MILÊNIO.

O milênio é o maravilhoso reinado de Cristo na terra por mil anos(Ap 2:1-6). Essa época áurea é ansiosamente aguardada pelo povo israelita(Lc 2:38; At 1:6,7). Jesus não lhes tirou esta esperança, apenas não lhe revelou o tempo e a hora de seu cumprimento. Não apenas a criatura humana, mas também, toda criação aguarda esse tempo para sua libertação das consequências do pecado a que ficou sujeita desde a queda do homem.

*                                     O Milênio terá os seguintes propósitos                                                           .


*  Fazer convergir em cristo todas as coisas, isto é toda a criação(Ef 1:10).
*  Estabelecer a justiça e a paz na terra, eliminando toda rebelião contra Deus(1Co 15:24-28).
*  Fazer convergir nele(Milênio) todas as alianças da bíblia.
*  Fazer Israel ocupar toda a terra que lhe pertence e faze-la cabeça das nações.
*  Cumprir as profecias a respeito do Messias.

O milênio será a resposta aos milhões de orações do povo de Deus através dos tempos"Venha a nós o teu reino". A bíblia ensina que o Milênio será depois da vinda de Jesus.

*                                          O Milênio ocorrerá na Terra                                                                      .

Em I Co 6:2, está escrito que os santos hão de julgar o mundo. Isto só pode ocorrer durante o Milênio e no mundo(terra). A palavra original para mundo é "Kosmos", que além de significar mundo físico, material, também significa ocupantes dele, isto é, a raça humana(Sl 2:8,9; Zc 9:10; 11:15). O milênio é a sétima dispensação concernente a humanidade, da parte de Deus. Jesus vem para reger as nações como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Durante o milênio toda e qualquer oposição será neutraliza-
da por Cristo(I Co 15:24-26).

*                                       Haverá dois grupos no milênio                                                                      :


*  Os crentes glorificados, constituídos dos salvos do A.T do N.T(a igreja) e os oriundos da tribulação.

*  Os povos naturais em estado físico normal vivendo na terra a saber:
     judeus salvos saídos da grande tribulação, gentios poupados no julgamento das nações e o          povo nascido durante o próprio milênio.

JERUSALÉM SERÁ A SEDE DO GOVERNO MILENAR E MUNDIAL DE CRISTO( Is 2:3; 60:3; Jr3:17). 

                                     
                                                       EVENTOS FINAIS:

Terminado o milênio, satanás que fora preso antes dele(Ap 20:7 diz: "E, acabando-se os mil anos...), será solto da sua prisão", por um breve período de tempo(Ap 20:7). Essa soltura momentânea tem a seguinte finalidade:

1- Provar os que nasceram durante o milênio.
2- Revelar que o coração humano não convertido permanece inalterável, mesmo sob o reino pessoal do filho de Deus.
3- Demonstrar pela última vez, quão pecaminosa é a natureza humana, e que o homem por si mesmo jamais se salvará, ainda que sob as melhores condições.
4- Demonstrar que satanás é totalmente incorrigível.

É consenso comum crer que os anjos decaídos, tanto os livres quanto aos que trabalham agora para satanás, bem como os aprisionados "para o juízo do grande dia"(Jd v.6), e ainda os demônios, serão julgados agora, com o diabo, a quem eles acompanharam, obedeceram e serviram(Ap 20:10; II Pe2:4; Jd v.7; Lc 8:31).


                                                            O JUÍZO FINAL:

Nesta ocasião os ímpios falecidos de todas as épocas ressuscitaram com seus corpos literais e mortais, porém carregados de pecado(Ap 20:11-15; Mt 10:28). Esse julgamento é para aplicação da sentença, pois o pecador já esta condenado desde quando não crê no Filho de Deus como seu salvador(Jo 3:18).


                                                  O GRANDE TRONO BRANCO:

Assim como o sol ao nascer ofusca a lua e as estrelas, e estes parecem recuar para o infinito além, o mesmo ocorrerá com a terra e o céu quando o filho de Deus se manifestar na sua glória para julgar os mortos. "de cuja presença fugiram os céus e a Terra"(Ap 20:11).
"Os mortos grandes e pequenos, posto em pé diante do trono"(Ap 20:12).
"Grandes e pequenos", referente a importância, a posição, prestígio, influência, nada a ver com tamanho ou idade(Ap 11:18; Mt 10:42).


                                              OS MORTOS DURANTE O MILÊNIO:

Os mortos durante o milênio certamente ressurgirão e serão recompensados nessa ocasião, o que também explica a presença do Livro da Vida nesse momento.
O julgamento dos mortos ímpios, como já vimos, será de acordo com as obras de cada um, portanto haverá diferentes graus de castigo(Mt 11:21-24; Lc 12:47,48; Ap 20:12).


                                            RENOVAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA:

Satanás, seus anjos e demônios ainda não estão ocupando o inferno final, mas este já está preparado para eles(Mt 25:41). Uma vez satanás lançado no lago de fogo e enxofre, Deus começará estabelecer o seu Reino eterno(II Pe 3:13).

                                     
                                             O ETERNO E PERFEITO ESTADO:

Aqui finda o tempo para a história humana e começa o "Dia Eterno" de II Pe 3:18, a Santa Cidade de Jerusalém Celestial baixará de vez sobre a Terra, a nova Terra, tendo seu relevo totalmente diferente(Ap 21:2,10).
Todas as coisas terão sido restauradas(At 3:21), enquanto que a igreja, em estado de Glória e felicidade eterna, governará a terra sob o senhorio de Cristo(Dn 7:18,28).


                        AS PERFEIÇÕES DO ETERNO E PERFEITO ESTADO SÃO:

1- Santidade perfeita;
2- Governo perfeito; 
3-  Serviço perfeito;
4-  Visão perfeita;
5-  Identificação perfeita(Ap 22:4);
6-  Iluminação perfeita(Ap 22:5);
7-  Interação perfeita(Ap 22:5).

Deus será tudo em todos, conforme está escrito em I Co 15:28 e para sempre continuará o eterno e perfeito estado. Amém.

 Profº  Roberto Francisco Coelho.

Dc. Luiz Paulo dos Santos de Andrade.