sábado, 11 de agosto de 2012

Estudo Bíblico: Em Busca da Vida Eterna.


                       COMECE A PENSAR NA VIDA ETERNA:
                                                 Sl. 39.5-6.


(1) Em Sl. 39.vs.5-6, diz:“Eis que fizeste os meus dias como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, e totalmente vaidade(selá)”
“Na verdade, todo homem anda como uma sombra; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas e não sabem quem as levará”.

                                   RESUMO DOS VERSÍCULOS:


A vida é curta, não importa quanto tempo venhamos a viver, pergunte a si mesmo: “Se eu tivesse apenas seis meses de vida, o que faria?” Falaria de a alguém de Jesus?
A vida é tão curta que o tema e repetido nos livros de Salmos, Provérbios e Eclesiastes (ler Ec. 2.18; Tg. 4.4), Jesus também falou sobre isto (Lc. 12.20). As pessoas passam tanto tempo tentando sobreviver na terra, sem se preocupar como e onde passarão a eternidade. Estão tão somente acumulando riquezas, realizando obras faraônicas que não fará diferença alguma na eternidade, a nossa única esperança está no Senhor Jesus.


          O QUE NOS IMPEDE DE RECEBER A BENÇÃO FINAL:
                                                        Sl. 95.11.
                                                                                                                                                                              lpsa
(2) Em Sl. 95.v.11, diz:“Por isso, jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso”.


                                   RESUMO DO VERSÍCULO:


Um coração insensível é tão inútil quanto uma massa endurecida de barro ou um pedaço de pão duro nada pode restaurá-lo e torná-lo útil. O salmista nos adverte a não endurecermos o nosso coração como fez Israel no deserto ao continuar a resistir à vontade de Deus (Êx. 17.7). Quando as pessoas se tornam tão obstinadas em relação a seus próprios caminhos, a ponto de seus corações se tornarem insensíveis à voz de Deus, consideram impossível voltarem-se para ELE. Isto não acontece de uma vez; é o resultado de uma série de escolhas, de ignorar a vontade de  Deus. Não resista a Deus por muito tempo, pois ELE poderá colocá-lo de lado como um pão duro, inútil e desprezível.
Um coração duro e ingrato, e o que nos afasta da maior bênção de Deus, que é entrar em seu “repouso”, também não adorar ou não submeter a vontade do Senhor, provar a Deus por causa de dúvidas inflexíveis. Não devemos endurecer os nossos corações (Hb. 4.5-11), mas sim rejeitar todo pecado ou outra coisa quaisquer que nos afaste de Deus.


                       COMO OBTER A VIDA ETERNA:
                                      Jo. 17.3 – 1 jo. 5.12.


(3) Em Jo. cap. 17.v.3, diz:“E a vida eterna é está: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviastes”.
                                                                                                            lpsa
(4) Em 1 Jo. cap.5.v.12, diz:“Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida”.


                                   RESUMO DOS VERSÍCULOS:

Como obter a vida eterna? JESUS nos dá a resposta: Conhecendo a Deus Pai através de seu Filho Jesus Cristo. A vida eterna exige um relacionamento pessoal com Deus em Jesus Cristo. Quando admitimos e deixamos os nossos pecados, o amor de Cristo passa habitar em nós por intermédio do Espírito Santo. Diz as escrituras   “Quem crê no Filho de Deus tem a vida eterna” ELE é tudo o que você precisa. Você não necessita esperar pela vida eterna, porque ela começa no momento em que você crê. Você não precisa se preocupar, porque recebeu a vida eterna do próprio Deus, apenas mantenha-se fiel ao Senhor.


                 A DIFERENÇA DA VIDA ETERNA: PARA A ATUAL:
                                                   Jo. 3.16.

(5) Em Jo. cap.3.v.16, diz:“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.


                                   RESUMO DO VERSÍCULO:

Algumas pessoas rejeitam a idéia da vida eterna, porque a atual é miserável. Mas a vida eterna não é uma extensão da vida terrena miserável e mortal; a vida eterna é a vida de Deus; personificada em Cristo, que foi dada a todos os crentes como uma garantia de que viverão para sempre. Na vida eterna, não há morte, doenças, inimigos, mal ou pecado. Quando não conhecemos a Cristo, mas, na verdade, esta vida é somente uma ponte para eternidade.  “Crer” é muito mais do que chegar a um entendimento intelectual de que Jesus é Deus. Isto significa colocar a nossa confiança e segurança nELE, o único que pode nos salvar. É confiar a nossa vida presente e nosso destino eterno a Cristo. “Crer” é ter certeza de que as palavras dELE são fidedignas e que Jesus tem o poder de transformar-nos em alguém muito melhor. Se você nunca confiou em Cristo, receba esta promessa da vida eterna e creia. Recebendo esta nova vida pela fé, você começa a avaliar todos os acontecimentos a partir de uma perspectiva eterna.


                       HÁ UM RENASCIMENTO ESPIRITUAL:
                                                   Jo. 5.24.


(6) Em Jo. cap.5.v.24, diz:“Na verdade, na verdade vos digo quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”.


                                   RESUMO DO VERSÍCULO:


O renascimento espiritual começa quando aceitamos a Jesus como o nosso Salvador. Neste momento a nova vida começa em cada um de nós (2 co.5.17). É um processo concluído. Você ainda enfrentará a morte física, mas, quando Cristo voltar, seu corpo ressuscitará para viver com Deus para sempre (1 co.15).


                       A FONTE DA VIDA ETERNA: DEUS
                                                   Jo. 20.22.

                                                                                                                                                                                    lpsa

(7) Em Jo. cap.20.v.22, diz:“E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo”.


                                   RESUMO DO VERSÍCULO:


O homem foi criado, mas não viveu até que Deus soprasse nele o fôlego de Vida (Gn. 2.7). O primeiro sopro de Deus fez o homem diferente de todas as outras formas de criação. Agora, por meio do sopro de Jesus, Deus nos deu a vida eterna e espiritual. Com este sopro veio o poder para fazer a vontade de Deus na terra.


                       A PORTA PARA A VIDA ETERNA:
                                           Mt. 7.13-14.


(8) Em Mt. cap.7.vs.13-14, diz:“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;”
“E porque estreita é a porta e apertado o caminho que leva a vida, e poucos há que a encontrem”.


                                   RESUMO DOS VERSÍCULOS:


A porta que leva à vida eterna (Jo. 10.7-9), é reconhecida como estreita. Isto não significa que é difícil tornar-se cristão, mas que há um único caminho que conduz à vida eterna com Deus, e que poucos decidem andar por ele. O único modo de chegar ao céu é crer em Jesus Cristo, porque apenas ELE morreu por nossos pecados justificou-nos diante de Deus. Seguir os passos de Cristo pode não dar popularidade, mas é a atitude verdadeira e correta. Agradeça a Deus pela existência deste caminho.



          GANHANDOOMUNDO PERDENDO A VIDA ETERNA:
                                          Mt. 10.39 - Jo. 12.25.


(9) Em Mt. cap.10.v.39, diz:“Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder sua vida por amor de mim acha-la-á”

(10) Em Jo. cap.12.v.25, diz:“Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem , neste mundo aborrece a sua vida, guarda-la-á para a vida eterna”.


                                   RESUMO DOS VERSÍCULOS:


Quanto mais valorizamos as recompensas dessa vida (lazer, poder, popularidade, segurança financeira), mas descobrimos o quanto são vazias. Há dois pontos nestes versículos sendo um positivo e outro negativo da mesma verdade; apegamo-nos a está vida, privam-nos do melhor de Cristo neste mundo e no vindouro. A melhor maneira  de gozar nossa vida, portanto; é afrouxar os laços gananciosos que nos unem às recompensas terrenas, para que possamos ser livres para seguir a Cristo. E, ao fazê-lo, herdaremos a vida eterna e, imediatamente, começaremos a usufruir os benefícios que receberemos por seguirmos a Cristo.
Ao aborrecermos a nossa própria vida, não significa que devemos desejar morrer ou ser indiferentes ou destrutivos para com a vida que Deus nos deu, mas que é necessário estarmos prontos para morrer, se for necessário a fim de glorificarmos a Cristo. Precisamos rejeitar nosso egoísmo, deixando de lado nosso esforço em obter vantagem, segurança e prazer, para servimos a Deus de forma amorosa e livre. Devemos abrir mão do controle de nossa vida, deixando Cristo guiar-nos para a vida eterna.


                      A SEGURANÇA DA VIDA ETERNA:
                                             Jo. 14.1-3.


(11) Em Jo. cap.14.vs.1-3, diz: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim”.
“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar”.
“E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vós levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também”.


                                  RESUMO DOS VERSÍCULOS:


As palavras de Jesus indicam que o caminho para a vida eterna, ainda que não seja visível, é seguro, tanto quanto a confiança em Jesus. ELE já preparou o caminho para a vida eterna. Podemos aguardar a vida eterna com grande expectativa, porque Jesus Cristo a prometeu a todo aquele que nELE crer. Apesar dos detalhes da eternidade nos serem desconhecidos, não precisamos temer, porque Jesus está preparando a eternidade para nós e a passaremos com ELE.


                       A VIDA ETERNA VEM SOMENTE COM JESUS:
                                                             Jo. 6.67-68.

  lpsa
(12) Em Jo. cap.6.vs.67-68, diz:“Então, disse Jesus aos Doze: Quereis vós também retirar-vos?
“Respondeu-lhe, pois Simão Pedro, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna”.



                                  RESUMO DOS VERSÍCULOS:


Quanto mais o povo ouvir a verdadeira mensagem de Jesus, mas claramente se podia ver a formação de dois grupos distintos: os verdadeiros seguidores de Cristo, que queriam entender mais sobre Deus; e aqueles que rejeitavam Jesus, por não gostarem do que ouviam. Depois que muitos seguidores de Jesus o haviam abandonado, ELE perguntou aos doze discípulos se também queriam deixá-lo. Pedro respondeu-lhe: “Para quem iremos nós?” Com sua maneira honesta e direta, Pedro respondeu por todos nós: “Não há outro caminho?” Embora muitos filósofos pensem e falem várias coisas, mas JESUS tem a palavra de vida eterna.


                     A PROVA DA VIDA ETERNA: A RESSURREIÇÃO.
                                                   Jo. 12.23-24.


(13) Em Jo. cap.12.vs.23-24, diz:“E Jesus lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora que o filho do homem há de ser glorificado”.
“Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer dá muito fruto”.


                                  RESUMO DOS VERSÍCULOS:

Esses versículos é uma bonita ilustração sobre a necessidade do sacrifício de Jesus. Jesus tinha de morrer, para pagar por nossos pecados, mas também para mostrar o seu poder sobre a morte. A sua ressurreição prova que ELE tem a vida eterna. Por ser Deus, Jesus pode dar esta mesma vida a todo aquele que nELE crê.


                       SENDO ACEITO NA VIDA ETERNA:
                                              Mt. 22.11-14.


(14) Em Mt. cap.22.vs.11-14, diz:“E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste nupcial”.
“E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu”.
“Disse, então, o rei aos servos: amarrai-o de pés e mãos, levai-o e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes”.


                                  RESUMO DOS VERSÍCULOS:


As vestes núpcias aqui ilustradas representam a condição para sermos aceitos diante de Deus. Cristo é quem concede essas vestes de justiça a cada crente. Ele providenciou esses trajes para todos, mas cada pessoa tem o direito de escolher se vai vesti-los ou não, a fim de participar do banquete do Rei(a vida eterna). O convite existe, mas devemos estar sempre com as nossas vestes sempre limpas e estarmos sempre prontos para atender o convite do Rei. 


     FAZENDO A VONTADE DE DEUS PARA A VIDA ETERNA:
                                                 Rm. 2.7.
lpsa
(15) Em Rm. cap.2.v.7, diz:“A saber: a vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, e honra, e incorrupção;”


                                  RESUMO DO VERSÍCULO:


O Ap. Paulo nos diz que se paciente e persistentemente fizermos a vontade de Deus encontraremos a vida eterna. Não somos salvos por praticarmos boas obras, mas por entregarmos nossa vida completamente a Deus; desejando agradá-lo e servi-lo deste modo nossas obras são uma reposta de gratidão àquilo que Deus fez por nós, não um pré-requisito para alcançarmos o seu favor.



                       A CERTEZA DA ETERNIDADE EM NÓS:
                                                  2 co.5.5.


(16) Em 2 co.cap.5.v.5, diz:“Ora, quem para isso mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito”.



                                  RESUMO DO VERSÍCULO:


A certeza de termos o Espírito Santo dentro de nós é a nossa garantia de que Deus nos dará um corpo eterno na ressurreição (1.22). Temos a eternidade em nós agora. Está verdade deve nos dar grande coragem e paciência para suportar qualquer coisa que possamos ter que experimentar.


                       O QUE A VIDA ETERNA NOS GARANTE:
                                                   2 Tm.2.11-13.


(17) Em 2 Tm. cap.2.vs.11-13, diz:“Palavra fiel é esta: que, se morremos com ELE, também com ELE viveremos”;
“Se sofremos, também com ELE reinaremos; se o negarmos, também ELE nos negará”;
“Se formos infiéis, ELE permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo”.


                                  RESUMO DOS VERSÍCULOS:


Deus é fiel a seus filhos e, embora possamos vir a sofrer grandes dificuldades aqui, Deus prometeu que um dia viverá eternamente com ELE. O que isto quer dizer? Significa que os crentes viverão no reino de Cristo e que compartilharão a administração deste reino. Esta verdade confortou o Ap. Paulo quando ele passou dificuldades? Não se afaste de Deus, o Senhor lhe prometeu um futuro maravilhoso ao lado dELE(ler Mt.16.24-27;19.28-30;Lc.22.28-30;1Ts.4.13-18;)etc...


      A VIDA ETERNA É PRÁ QUEM TEM O NOME NO LIVRO:
                                               Ap.3.5.


(18) Em Ap. cap.3.v.5, diz:“O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu pai é diante dos seus anjos”.                                                                                                                                                                  Lpsa


                                  RESUMO DO VERSÍCULO:


Cristo prometeu honras futuras e vida eterna àqueles que perseverarem na fé. E estar vestido de “vestes brancas” significa ter sido separado e purificado por Deus. Os nomes de todos os crentes estão registrados no livro da vida. Esse livro simboliza o conhecimento que Deus tem daqueles que lhe pertence. Todas as pessoas que tem lugar no livro serão apresentadas às hostes celestiais como pertencentes a Cristo (ler Lc. 12.8-9).


        QUAL A SUA ESCOLHA?DURADOURO OU TEPORÁRIO.
                                              Ap.3.18.


(19) Em Ap. cap.3.v.18, diz: “Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas”.


                                  RESUMO DO VERSÍCULO:



Cristo disse aos moradores de Laodicéia, que deveriam comprar dELE o seu ouro(verdadeiros tesouros espirituais). A cidade tinha orgulho de seus tecidos e de sua indústria de tinturaria. Cristo disse que deveriam comprar dELE as “vestes brancas”(sua justiça). Laodicéia se orgulhava de seu precioso ungüento que curava muitos problemas nos olhos. Cristo lhes disse que deveriam comprar dELE o colírio que iria curar seus olhos, para que pudessem ver a verdade(Jo.9.39). Cristo estava mostrando a essas pessoas que o verdadeiro valor não se encontra nas posses materiais, mas em um correto relacionamento com Deus. Suas posses e realizações serão insignificantes, quando compararmos a um perpétuo futuro no Reino de Cristo. 



                       A CRIAÇÃO DA NOVA TERRA: A ETERNIDADE.
                                                        Ap.21.1.


(20) Em Ap. cap.21.1, diz: “E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe”.


                                  RESUMO DO VERSÍCULO:


A terra, como a conhecemos não durará para sempre. Depois do grande juízo final, Deus criará uma nova terra (ver Rm. 8.18-21; 2Pe. 3.7-13). Deus também prometeu a Isaías que criaria uma terra nova e eterna (Is. 65.17; 66.22). Na época de João, o mar era considerado perigoso e instável, e também era a origem da besta (13.1). Não sabemos como será a aparência da nova terra, ou onde estará localizada, mas Deus e seus seguidores, aqueles cujos nomes estão escrito no livro da vida, serão reunidos para nela viver por toda a eternidade.


                       O GOZO DA VIDA ETERNA: NA ETERNIDADE.
                                                       Ap.21.3-4.

lpsa                                                                                                                                                                                  lpsa

(21) Em Ap. cap.21.vs.3-4, diz:“E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o Tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será seu Deus”.
“E Deus limpará de seus olhos toda lágrima e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas”.


                                  RESUMO DOS VERSÍCULOS:


Você já imaginou alguma vez como seria a eternidade? A “Santa cidade, a nova Jerusalém” é descrita como o lugar onde Deus removerá toda tristeza. Por toda eternidade, não haverá mais morte, tristeza, pranto ou dor. Que verdade maravilhosa! Não importa o que você esteja passando agora, isso não representa a última palavra, Deus escreveu o capítulo final que fala sobre a plena realização e a eterna alegria para todos aqueles que o amam. Não sabemos tanto quanto gostaríamos, mas será suficiente saber que a eternidade ao lado de Deus, será mais maravilhosa do que poderíamos algum dia imaginar.
                               
                                  Dc.Luiz Paulo dos Santos de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário