sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Estudo Bíblico: Os Juízos de Deus.


                         O PECADO DE ACÃ TROUXE JUÍZO A TODO ISRAEL:
                                                                 Js. 7.10-12.

(1)Em Js.cap.7.vs.10-12, diz:“Então, disse o Senhor a Josué: levanta-te! Por que estás prostrado assim sobre o teu rosto?”
“Israel pecou, e até, transgrediram o meu concerto que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e também mentiram, e até debaixo da sua bagagem o puseram”.
“Pelo que os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos, porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós”.


                                       RESUMO DOS VERSICULOS:
                                      
Porque o pecado de Acã trouxe o juízo para toda a nação? Embora o fracasso fosse de apenas um homem, Deus viu isto como desobediência(era uma lei nacional). O Senhor desejava que toda a nação fosse comprometida com o trabalho que concordar a fazer(conquistar a terra). Desse modo, quando uma pessoa falhou, todos transgrediram. Caso o pecado de Acã não fosse punido, ocorreriam os saques. A nação como um todo precisava assumir a responsabilidade para impedir a prática desta desobediência. O pecado de Acã não foi apenas o de guardar alguns bens capturados(isto foi permitido por Deus em alguns casos), mas sua explicita desobediência ao comando do Senhor para que todo elo com Jericó fosse destruído. O pecado de Acã foi sua indiferença ao mal e a idolatria da cidade, não apenas o desejo por dinheiro ou roupas. Deus não protegeria mais o exército de Israel até que o pecado fosse removido e o povo voltasse a obedecer-lhe sem reservas.Deus não fica contente ao fazermos o que é certo apenas parte do tempo. Estamos debaixo de suas ordens para eliminar quaisquer pensamentos, práticas ou possessões que dificultem nossa devoção para com ELE.


                                 A IDOLATRIA LEVA À MORTE:
                                                   1 sm.6.19.


lpsa.
 (2) Em 1 Sm.cap.6.v.19, diz:“E feriu o Senhor os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da Arca do Senhor, até ferir do povo cinqüenta mil e setenta homens; então o povo se entristeceu, porquanto o Senhor fizera tão grande estrago entre o povo”.

                                       RESUMO DO VERSÍCULO:

Por que as pessoas foram mortas ao olhar para dentro da Arca? Os israelitas fizeram dela um ídolo. Eles tentaram se aproveitar do poder de Deus que estava presente ali, a fim de usá-la em seu próprio benefício (vitória na batalha). Mas o Senhor do universo jamais é controlado pelos homens. Para proteger os israelitas da morte, ELE lhes advertira que nem mesmo olhassem para os objetos do lugar Santíssimo(Nm.4.20). Só os levitas tinham a permissão para mover a Arca. Devido a desobediência dos bete-semitas, Deus executou o julgamento prometido. Deus jamais permitira que o povo usasse o seu poder para seus próprios fins. ELE não aceitaria que desconsiderassem suas advertências e entrassem em sua presença de forma negligente. ELE não queria que o ciclo de desrespeito, desobediência e derrota recomeçasse. Deus não matou os homens de Bete-Semes por ser cruel. ELE os destruiu porque a omissão de seu arrogante pecado encorajaria toda a nação de Israel a ignorar o Senhor.


                                 NÃO SE PODE ESCAPAR DO JUÍZO DE DEUS:
                                                             1Rs. 22.34.


(3) Em 1Rs.cap.22.v.34, diz:“Então, um homem entesou o arco, na sua simplicidade, e feriu o Rei de Israel por entre as fivelas e as couraças; então, ele disse ao seu carreteiro: vira a tua mão e tira-me do exército, porque estou gravemente ferido”.


                                       RESUMO DO VERSÍCULO:


Acabe pensou que escaparia do juízo de Deus, usando um disfarce. Mas o Rei de Israel jamais escaparia do juízo de Deus. A Síria enviou 32 dos seus melhores comandantes de carruagens com um único propósito de matar o Rei Acabe. Certo que poderia escapar Acabe tentou um disfarce, mas uma flecha fortuita lançada ao acaso, o golpeou enquanto as carruagens perseguiam o rei errado(Josafá). Foi tolice pensar em enganar o Senhor mediante um disfarce. Às vezes as pessoas tentam escapar da realidade através de uma máscara, mudam de emprego, vão para outra cidade e até trocam de cônjuge. Mas Deus vê e avalia os motivos de cada um, qualquer tentativa de disfarce será inútil.



                                PORQUE DEUS ENVIOU JUÍZO CONTRA JUDÁ:
                                                              Is. 1.2-4.


(4)Em Is.cap.1.vs.2-4, diz:“Ouvi, ó céus, e presta ouvidos, tu, ó terra, porque fala o Senhor: Criei filhos e exalcei-os, mas eles prevaricaram contra mim”.
“O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, a manjedoura do seu dono, mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende”.
“Ai da nação pecadora, do povo carregado da iniqüidade da semente de malignos, dosa filhos corruptores! Deixaram o Senhor, blasfemaram do santo de Israel, voltaram para trás”.


                                       RESUMO DOS VERSÍCULOS:


O povo de Judá estava em situação de grande pecado, e havia se colocado contra Deus. Através de Isaias, Deus acusou-os de haverem se rebelado e abandonado o Senhor. Por seu comportamento, romperam a aliança moral e espiritual estabelecida com Deus(ler Dt.28). Com a ruptura de seu compromisso, estavam trazendo o castigo de Deus contra si próprios. Primeiramente haviam recebido dELE a prosperidade, porém negaram-se a servi-lo. Então Deus enviou-lhes advertências, e, mas recusavam-se a ouvi-lo. Finalmente, Deus enviou sobre eles o rigor de seu juízo(ler v.7).  


                               O JUÍZO DE DEUS É SEMPRE JUSTO E CERTO:
                                                     Sl.75.8; Mt.24.51; Rm.2.5-11.


(5) Em Sl. 75.v.8, diz:“Porque na mão do Senhor há um cálice cujo vinho ferve, cheio de mistura, e dá a beber dele; certamente todos os ímpios da terra sorverão e beberão as suas fezes”.
“Em Mt.cap.24.v.51, diz:“e separa-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes”. (ler Rm.2.5-11).


                                       RESUMO DOS VERSÍCULOS:


Lpsa.
O cálice de vinho representa o julgamento dos ímpios por Deus. O Senhor derramará a sua ira sobre os seus inimigos; estes serão castigados. A representação deste cálice significa que os inimigos de Deus provarão de seu próprio veneno; terão uma punição completa. Pranto e ranger de dentes é expressão usada para descrever o desespero que sentirão os que não seguem a Cristo no dia de sua volta inesperada. O juízo vindouro de Deus é tão certo como a volta de Jesus a terra.



                                       OS QUATRO ASPECTOS DO JUÍZO DE DEUS:
                                                                           Ob.1.21.


(6) Em Ob.cap.1.v.21, diz:“E levantar-se-ão salvadores no monte Sião, para julgarem a montanha de Esaú; e o Reino será do Senhor”.



                                       RESUMO DO VERSÍCULO:


Obadias serviu como profeta para Judá por volta de 853 a.C. Os edomitas representava um espinho permanente na vida de Judá. Deus castigaria Edom por seus atos de iniqüidade praticados contra o seu povo. Os edomitas foram cruéis com o povo de Deus, eram arrogantes, orgulhosos e aproveitavam-se dos infortúnios dos outros. Qualquer nação que maltratar o povo que obedece a Deus será punida, por mais invencível que possa parecer. Semelhantemente nós, como indivíduos, não podemos nos sentir confortáveis com nossas riquezas ou nossa segurança a ponto de não ajudarmos o povo de Deus. Isto é pecado; e por ser justo, esta transgressão será punida.

                                       OS QUATRO ASPECTOS DO JUÍZO DE DEUS:


O mal certamente será punido;

Aqueles que são fiéis a Deus têm a esperança de um novo futuro;

Deus é soberano na história da humanidade; e

O supremo propósito de Deus é estabelecer seu Reino Eterno.


Lpsa.

                                       AS BÊNÇÃOS É O JUÍZO DE DEUS:
                                                         1Co. 13.10-14.


(7)Em 1 Co.cap.13.vs.10 -14, diz:“Então, se acendeu a ira do Senhor contra Uzá e o feriu, por ter estendido a mão à Arca; e morreu ali perante Deus”.
“E Davi se encheu de tristeza de que o Senhor houvesse aberto brecha em Uzá; pelo que chamou aquele lugar Peres-Uzá, até o dia de hoje”.
“Pelo que Davi não trouxe a Arca a si, à cidade de Davi; porém a fez retirar à casa de Obede-Edom o geteu”.
“Assim, ficou a Arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom e tudo quanto tinha”.



                                       RESUMO DOS VERSICULOS:


Uzá ofendeu ao Senhor ao tocar na Arca, e está ofensa era castigada com a morte. Só os levitas podiam transportar a Arca e Uzá não consta que ele era levita. Mesmo com um desejo sincero de proteger a Arca, mas Deus abençoou a casa de Obede-Edom, onde a Arca permaneceu guardada. Isto demonstra os dois aspectos do poder de Deus: ELE é perfeitamente amoroso e perfeitamente justo. Grandes bênçãos aguardam aqueles que obedecem aos seus mandamentos, mas severos castigos estão reservados para aqueles que lhe desobedecem. Esta punição pode vir de imediato ou com o passar do tempo, mas certamente virá. Às vezes, focalizamos apenas as bênçãos que recebemos de Deus e, quando pecamos, esquecemos que “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hb. 10.31). Juntamente com bênçãos de Deus vem a responsabilidade de viver segundo suas exigências de eqüidade, honestidade e justiça.



                    O JUÍZO DE DEUS SEPARARÁ OS CRENTES DOS INCRÉDULOS:
                                                                Mt. 13.30; Ap.2.12.


(8)Em Mt.cap.13.v.30, diz:“Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros; colhei primeiro o joio e atai-o em molhos para queimar, mas o trigo, ajuntai-o no meu celeiro”.
“E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios”.

Lpsa.

                                       RESUMO DOS VERSÍCULOS:


O joio(os incrédulos) e o trigo(os crentes) devem crescer lado a lado no campo(o mundo). Deus permite que os incrédulos vivam perto dos crentes por algum tempo, da mesma maneira que o lavrador tolera as ervas daninhas em seu campo para que o trigo que as circunda não seja arrancadas com elas. Entretanto por ocasião da colheita(o juízo), o joio será arrancado e lançado fora. O juízo de todos os povos se aproxima. Devemos estar prontos para esta ocasião, assegurando que nossa fé seja sincera. Assim como os romanos usavam a espada para impor sua autoridade e seus juízos, a espada de Jesus, com dois gumes afiados, representa a suprema autoridade e o supremo Juízo de Deus. Ela também pode representar a futura separação entre os crentes e os incrédulos. Os incrédulos jamais poderão experimentar a eterna recompensa de viver no Reino de Deus.


              OS LÍDERES RELIGOSOS INTERPRETARAM MAL O JUÍZO DE DEUS:
                                                                Mt.13.52.


(9) Em Mt.cap.13.v.52, diz:“E ele disse-lhe: por isso, todo escriba instruído acerca do Reino dos Céus é semelhante a um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”.


                                       RESUMO DO VERSÍCULO:


Tanto os ensinamentos antigos como os novos fornecem diretrizes práticas para desenvolvermos a fé e vivermos no mundo. Os mestres da lei, entretanto, mostraram-se presos aos antigos ensinamentos e cegos em relação aos novos. Buscavam um reino futuro, precedido pelo juízo, no entanto, Jesus ensinou que o Reino estava presente e que o juízo aconteceria no futuro. Os líderes religiosos esperavam um reino terreno e temporal(levantado através de rebelião militar) liderado pelo Messias, mas não viam a importância espiritual do Reino apresentado por Cristo.


                                      
                                        O JUÍZO SOBRE OS QUE REJEITARAM A JESUS:
                                                           Lc.11.29-32.

Lpsa.
(10) Em Lc.cap.11.vs.29-32, diz:“E, ajuntando-se a multidão, começou a dizer: Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas”(ler vs.30,31,32).


                                        RESUMO DOS VERSÍCULOS:


Os gentios cruéis e belicosos de Nínive, capital da Assíria, arrependeram-se de seus pecados pela pregação do profeta Jonas, porém este não se importou com eles. A rainha de Sabá, uma gentia, louvou o deus de Israel quando ouviu sobre a sabedoria de Salomão, mesmo o Rei tendo muitos defeitos. Em contraste, Israel, a nação a qual Jesus amava afetuosamente e manifestou-se como o perfeito Filho de Deus, rejeitou-o. Deste modo, o povo escolhido de Deus se tornou mais sujeito ao juízo do que uma nação ímpia ou uma poderosa Rainha pagã. Compare com a passagem de “LUCAS cap.10.12-15”, em que Jesus disse que as cidades ímpias de Sodoma, Tiro e Sidom serão julgadas com menos rigor do que as cidades na Judéia e Galiléia,que rejeitaram sua mensagem.



                                        O JUÍZO DE DEUS SOBRE ANANIAS E SAFIRA:
                                                        At.5.5,11.



(11) Em At.cap.5.vs.5,11, diz:“E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram”.
“E houve um grande temor em toda a igreja e em todos os que ouviram estas coisas”.



                                       RESUMO DOS VERSÍCULOS:


O pecado de Ananias e Safira, foi mentir diante de Deus e de seu povo, dizendo que deram quantia total, quando na verdade, guardaram parte para si; eles mentiram a fim de parecerem mais generosos do que realmente eram. Tal pecado foi severamente julgado, porque a desonestidade, a cobiça e a avareza são destrutivas para a igreja, pois impede que o Espírito Santo opere suas maravilhas eficazmente. O julgamento de Deus sobre Ananias e Safira produziu choque e medo entre os cristãos, fazendo-os perceber como Deus leva a sério o pecado na igreja.

Lpsa.

                                       O CRITÉRIO DE DEUS PARA JULGAR AS PESSOAS:
                                                                             Rm.2.12-15.



(12) Em Rm.cap.2.vs.12-15, diz:“Porque todos os que sem lei pecaram sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram pela lei serão julgados”.
“Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados”. 
“Porque, quando os gentios, que não têm lei. Fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei”.
“Os quais mostram a obra da lei escrita no seu coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os”.



                                       RESUMO DOS VERSÍCULOS:



As pessoas não serão condenadas por aquilo que desconhecem, mas pela atitude que demonstram em relação ao que sabem. Aqueles que conhecem a palavra de Deus e sua lei serão julgados de acordo. Os que jamais viram a bíblia, mas sabem discernir entre o certo e o errado, serão julgados pelas transgressões que cometeram contra a própria consciência. Fazemos parte de um povo pecaminoso e obstinado. Sabemos o que é correto, porém insistimos em fazer o que é errado. Não é suficiente conhecer aquilo que é certo, devemos praticar. Admita para si mesmo e para Deus que você tem falhado em relação aos seus padrões de vida(quanto mais em relação aos de Deus?). Este é o primeiro passo para o perdão, e para a restauração.



                                       O JUÍZO DE DEUS PARA OS CORAÇÕES DUROS:
                                                                             Rm. 11.8-10.


(13) Em Rm.cap.11.vs.8-10, diz:“Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono: olho para não verem e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje”.
“E Davi diz: tornem-se lhes a sua mesa em laço e em armadilhas, e em tropeço por sua retribuição;”
“Escureçam-se-lhes os olhos para não verem, e encurvem-se-lhes continuamente as costas”.


                                       RESUMO DOS VERSÍCULOS:


O profeta Isaias já havia predito em Is. 6.9-13, que os corações endurecidos sofreriam o juízo por não aceitarem as Boas Novas de Deus, eles se tornam incapazes de compreendê-las. Ao puni-los Deus lhes tirou a capacidade de percepção é de discernimento da verdade, que os mantinha afastados do pecado; eles experimentariam as conseqüências da rebeldia.



                       O JUÍZO REPRESENTADO PELOS 4 CAVALOS DO APOCALIPSE:
                                                              Ap.cap.6.


(14) Em Ap.cap.6.v.1, diz:“E olhei, e eis um cavalo branco, e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dado uma coroa, e saiu vitorioso e para vencer”.
“E havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: vem e vê!”
“E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra e que matassem uns aos outros; e foi lhe dada uma grande espada”.



                                       RESUMO DOS VERSÍCULOS:



O juízo está representado pelos quatros cavalos, quando são abertos os quatros primeiros selos. Os cavalos são o julgamento divino sobre os pecados e a rebelião dos homens. Deus está dirigindo a história humana, e até usando inimigos para alcançar seus propósitos. Os quatros cavalos representam uma antecipação do julgamento que ainda virá. Cada cavalo tem uma cor diferente, alguns entendem que o cavalo branco representa a vitória e que seu cavaleiro deve ser Cristo (Ap.19.11). Mas como os outros três estão relacionados ao julgamento e à destruição, é muito provável que esse cavaleiro sobre o cavalo branco não seja Cristo. Os quatro fazem parte do desenrolar do julgamento de Deus, e seria prematuro para Cristo surgir como um Conquistador. Os outros cavalos representam diferentes tipos de julgamentos:

Lpsa.
VERMELHO: Guerra é derramamento de sangue;
PRETO: Fome;
AMARELO: Morte;
Não está muito claro se o “Inferno” estava em um cavalo separado da “Morte”, ou se simplesmente cavalgava junto com ela. Os cavaleiros no texto acima são conhecidos como: ” OS QUATROS CAVALEIROS DO APOCALIPSE”.

                                                  AMÉM.


“Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a sua coroa”.Ap.3.11.
                                                                                                                                          lpsa.

                                                                             Dc: Luiz Paulo dos Santos de Andrade.
                                                                                                     Tel: 2786-1279-7493-7625.

Nenhum comentário:

Postar um comentário